Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

"O Filho" de Michel Rostain


Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 152
Editor: Sextante Editora
ISBN: 978-989-676-167-7
Idioma: Português

Há certos temas que me controlam completamente e aos quais não sou capaz de resistir. Mal li a frase que vem na capa deste livro senti que o teria de ler. "Um filho que perde um pai chama-se órfão. Como se chama um pai que perde um filho?"

Saber que o autor sofreu a perda de um filho torna muitas destas páginas mais sentidas. Por ele e por nós, leitores.

Mas este é um livro especial. Sobretudo porque quem relata os acontecimentos é o próprio filho. Como se ele estivesse a assistir ao sofrimento do pai, comentando, tentando interagir com um pai que ama e que tenta a todo o custo encontrar a "vida" do filho nos objectos deixados por ele, encontrando sinais que o levem a continuar a caminhar e a ultrapassar essa perda...

Um caminho de dor percorrido pelo pai visto pelos olhos do filho.

O que me ocorre dizer é somente isto: este é um livro especial! Especialmente para ser lido por quem se atrever a pegar num tema que muitos de nós nem se atreve a imaginar...

Terminado em 16 de Novembro de 2013

Estrelas: 5*

Sinopse

O meu pai está no caos da sua primeira semana de luto, quando as cerimónias já tiveram lugar e os amigos se foram embora. Solidão, é aí que começa verdadeiramente a morte. Passou o dia a escolher as minhas coisas, a chorar entre dois telefonemas, a assoar-se abundantemente sem sequer invocar o pretexto da alergia ao pó. Resigna-se a deitar fora os meus velhos livros, depois de ter lido meticulosamente aquelas nulidades acumuladas, não fosse acontecer que eu tivesse esquecido alguma nota, um desenho, uma coisa qualquer pessoal que lhe servisse de mensagem. Não encontra nada, nenhum sinal. Depois destas horas de buscas aterradas - e apesar de tudo indiscretas, pai, é verdade que morri, mas, mesmo assim… -, eis que repara de repente, em rodapé daquela convocatória que o intrigava, numa indicação escrita a lápis, em letra muito miúda…

Sem comentários:

Enviar um comentário