Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

quinta-feira, 3 de maio de 2012

A convidada escolhe... Ecos do Passado

Foi também através da Fernanda que ouvi falar deste livro. Confesso que nada li desta autora pelos mesmos motivos que a Ana refere aqui, mas há que remediar isso... O livro já se encontra cá em casa! Sempre é um princípio e vou pegar-lhe em breve. (Cris)

"Fiquei feliz por ler este livro e ter ultrapassado a “barreira invisível” que até agora me manteve bem longe desta autora. Quando a minha querida amiga Fernanda me falou deste livro, fui impulsionada a comprá-lo e a lê-lo de imediato! E em nada fiquei defraudada…

Porque nunca tido lido nada desta autora? Era daquelas autoras que me pareciam “kirche”(!!!) e, mais uma vez conclui que julgar só pelas capas não é o melhor!

E assim fiz mais uma viagem, fantástica, aos tempos da 1ª e 2ª Grande Guerra. O argumento atravessa, com as três gerações das protagonistas, esses tempos terríveis da nossa História.

Neste livro, a autora dá uma visão detalhada da acção, e dos importantes resultados, da resistência francesa…. mas não só!

Sem querer revelar o desenrolar da história, ficamos em suspense até à última página, fiquei completamente absorvida, e envolvida, na tenacidade destas mulheres (as principais protagonistas do enredo) e de todos os outros, que com elas vivenciaram momentos únicos da História. Tendo já lido alguns livros sobre este período da História foi neste que encontrei mais relatos sobre a resistência francesa. Através destas personagens imaginamos os feitos de
milhares de outras tantas….

Realço o facto relatado sobre os ingleses que acolheram tantas crianças judias, e não só, salvando-as de uma morte quase certa! Não ficamos indiferentes, antes agradecidos. Nunca é demais recordar o que de bom aconteceu, no meio de tantos horrores vividos…

Por último, mas para mim o mais importante, tenho que referir a Fé que sempre levantou a moral da protagonista deste livro e que aliada aos “ecos do passado” (um título muito bem conseguido) a foram orientando e alimentando ao longo das provações suportadas.

Concluindo, só posso dizer que este livro vai ficar na minha memória por muito tempo …"

Ana Bento

Sem comentários:

Enviar um comentário