Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

domingo, 27 de maio de 2012

Ao Domingo com… Fátima d’Oliveira

"O que é que eu posso dizer de mim?... Chamo-me Fátima (o que já sabem), tenho 42 anos e moro no Vale de Santarém, onde nasci e sempre vivi.

O meu amor, gosto, paixão assolapada, eu sei lá que mais, pela escrita, já vem de longe (“Eu vim de longe, de muito longe, o que eu andei para aqui chegar…”, como cantava e canta o José Mário Branco): desde muito tenra idade que tive aquele bicho bichinho, quase um vício.

Desde que eu me lembro de ser gente, eu sempre soube o que queria ser quando fosse grande: escritora!

Sempre gostei de escrever e escrevo, principalmente, contos. Já me disseram que os meus contos são, na sua grande maioria, tristes. Talvez… Eu costumo dizer que é através da escrita que exorcizo os meus fantasmas.

De momento estou a tentar arranjar um patrocínio para um livro de contos que pretendo publicar. Mas não tenho sido nem sucedida. E o pior, o que custa mais, é eu ter plena consciência que a principal razão para este, até à data, insucesso, estar principalmente relacionada com uma questão de (pouca) visibilidade. Podem-me dizer que estou a ser muito pessimista, mas eu contradigo: estou a ser realista.

O último livro que publiquei, “Se tu visses o que eu vi”, não é um livro de contos: é antes uma espécie de autobiografia, onde relato a minha experiência sobre viver com ataxia de Friedreich.

Presentemente, sou a Presidente da Direção da APAHE – Associação Portuguesa de Ataxias Hereditárias, uma IPSS de âmbito nacional, que se dedica à defesa dos interesses das pessoas com ataxias hereditárias, para além da sensibilização da sociedade civil para a existência deste tipo de patologias raras, incuráveis e degenerativas e dos seus efeitos devastadores, quer a nível físico, quer a nível psicológico.

NOME: APAHE – Associação Portuguesa de Ataxias Hereditárias
SEDE: Rua 25 de Abril n.º 82, 8950-122 Castro Marim
E-MAIL: apaheportugal@gmail.com
TELEMÓVEL: 926982647
Sítio na Web: http://www.apahe.pt.vu (já disponível, mas ainda em remodelação)
Fórum: http://apahe-pt.forumeiros.com
Blogue: http://artigosataxiashereditarias.blogspot.com
NIPC: 507358376
Banco: CA Crédito Agrícola
NIB: 0045 5070 40245884952 06

Também partilho o meu gosto pela escrita criativa no meu blogue http://aprocuradeumahistoria.blogspot.com, onde vou colocando trabalhos da minha autoria.

Desde já convido-os todos a conhecerem esta parte de mim e a dizerem de sua justiça!

Bom, como não sei que mais dizer… fico por aqui.
A gente vê-se… por aí.

Bijocas grandes"

Fátima d'Oliveira

1 comentário:

  1. Já li o livro "Quando um burro fala, o outro baixa as orelhas" e adorei! Recomendadíssimo!
    Teresa Carvalho

    ResponderEliminar