Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Por ti resistirei de Júlio Magalhães


Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 250
Editor: A Esfera dos Livros
ISBN: 9789896263256

Este livro lê-se muito rapidamente. Capítulos pequenos, um texto nada complicado e uma sequência de acontecimentos linear que não obrigam a uma segunda leitura, fazem com que muito depressa se chegue ao fim das suas 250 páginas.

Estamos perante um amor durante a Segunda Grande Guerra, entre um português e uma judia francesa, amor que resistiu a todos os obstáculos que se depararam no seu caminho - tanto as consequências de uma guerra terrível como as oposições familiares. 

Gostei, embora me parecesse que faltasse alguma emoção na sua escrita pois os acontecimentos que servem de pano de fundo desta história foram, como todos sabemos, marcados pelo horror e morte e, mesmo assim, não consegui "entrar" completamente nas partes mais fortes deste livro, emocionar-me com ele.


No entanto apreciei todo o enquadramento histórico que, oportunamente, nos é introduzido lentamente e as referências ao, muitas vezes esquecido, cônsul português em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes. 

Terminado em 25 de Setembro de 2011

Estrelas: 3*

Sinopse

Carlos e Nicole conheceram-se nas ruas de Paris. As tropas alemãs avançavam em passo forte e determinado, mas todos acreditavam que a capital francesa estava a salvo da loucura de Adolf Hitler. Enganavam-se. Em poucas semanas, as tropas nazis estavam às portas de Paris e milhares de refugiados procuravam salvação. Nicole encontrou-a em Bordéus pelas mãos do embaixador Aristides de Sousa Mendes que lhe entregou um visto para chegar até Portugal, onde finalmente cairia nos braços do seu amado. Longe da guerra, longe do perigo, longe do estigma de ser judia, seria finalmente feliz. Mas há preconceitos que são difíceis de quebrar e mais uma vez os dois amantes são obrigados a seguir caminhos diferentes.

Carlos fica em Lisboa, entre os negócios do pai, um homem influente na sociedade salazarista e a doença da mãe. Nicole parte para Londres, uma cidade que vive dias dramáticos sob a ameaça de ser bombardeada pela aviação alemã. Participa no esforço de guerra da melhor forma que sabe, vestindo a farda de enfermeira, pondo em risco a sua vida para ajudar os outros. Na esperança de conseguir esquecer Carlos. Contudo no meio dos escombros da Segunda Guerra Mundial há um amor capaz de resistir a tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário