Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Soltas...

"Sentada na água, ela imaginava o cheiro entranhado nas roupas do papá. Mais do que qualquer coisa, era o cheiro da amizade, e ela também conseguia encontrar em si própria. Liesel adorava esse cheiro."

"Conseguiu ler todas as palavras, mas continuava emperrada num ritmo muito mais lento do que os seus colegas. É muito mais fácil, apercebeu-se ela, estar prestes a atingir uma coisa do que chegar realmente lá. Aquilo ainda ia levar tempo."

"Mereceriam melhor sorte, aquelas pessoas?
Quantas tinham perseguido outras activamente, lançadas na rasto do olhar de Hitler, repetindo as suas frases, os seus parágrafos, a sua obra? Seria Rosa Hubermann responsável? Ela que escondera um judeu? Ou Hans? Mereceriam todos eles morrer? As crianças?"

"Como acontece frequentemente com os humanos, ao ler esses relatos nas palavras da rapariga que roubava livros, senti pena deles, embora não tanta como tive dos que ergui de diversos campos nessa época. Os alemães nas caves eram lastimáveis, sem dúvida mas, pelo menos, tinham uma hipótese. Aquela cave não era uma casa de banho. Eles não eram enviados para ali para tomarem duche. Para essas pessoas a vida ainda era alcançável."

"Observando tudo isto, Liesel teve a certeza de que aqueles eram os mais miseráveis seres vivos.As suas caras macilentas achavam-se retesadas de angústia. A fome devorava-os (...). Outros imploravam a alguém, não importava quem, que avançasse e os apanhasse nos seus braços. Ninguém avançou."

"Silêncio não era sossego nem calma, e não era definitivamente paz."

"Arrancou uma página do livro e rasgou-a ao meio.
Depois um capítulo.
Em breve havia apenas farrapos de palavras espalhados entre as suas pernas e toda a sua volta. As palavras. Porque haviam elas de existir? Sem elas não haveria nada disto. Sem elas o Fuhrer não era nada."

1 comentário:

  1. Depois de tantas criticas positivas em relação a este livro quero imenso lê-lo.

    Gostei das citações! :) e gosto muito desta tua ideia de as ires apontando e depois postando :D
    Gostava sinceramente de ser capaz de fazer o mesmo, mas raramente consigo!

    ResponderEliminar