Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 18 de abril de 2016

"Regresso a Mandalay" de Rosanna Ley

Partindo de uma história comum - uma viagem de trabalho que a personagem principal devido ao seu trabalho tem de fazer - Rosanna Ley consegue mostrar a sua mestria e os seus conhecimentos numa história que envolve o leitor numa onda de quase magia! Eva restaura antiguidades e parte de Inglaterra para a Birmânia, país onde o seu avô deixou, quando jovem, recordações muito intensas e sonhos por concretizar.

Leva duas missões: uma a nível de trabalho (contactar os fornecedores das peças compradas pela empresa onde trabalha e escolher novos e mais interessantes artefactos antigos) e outra pessoal, uma incumbência do avô: restituir um dos exemplares de um chinthe que o avô tinha trazido por lhe terem pedido para guardar. Mas o mistério que envolve essa pequena antiguidade vai levá-la a muitas descobertas inesperadas! Amor,es antigos que atravessam gerações, um mistério que envolve o roubo de antiguidades, um romance que parece impossível porque a distância é muita.

Confesso que esse país nunca esteve presente nos meus sonhos/passeios/viagens a fazer. Mas fiquei muito curiosa com todo o seu passado histórico e riqueza cultural. Só o clima me deixou exausta pois a autora descreve-o com tanta clareza e minúcia através dos personagens que quase o senti realmente!

Um país de contrastes que merece uma visita. Para quem não pode tão cedo rumar para tão longe, fica o livro e as suas preciosas informações que discretamente ensinam e nos fazem visualizar a Birmânia, hoje Myanmar. Fui pesquisar a sua localização, a sua história de país colonizado, os seus costumes, tentando conhecer um pouco mais de um país para nós situado na outra ponta do mundo.

Recomendo pela história bem conseguida, personagens cheios de carácter e moldados com imaginação e sobretudo pela lição de História que muito apreciei.

Terminado em 15 de Abril de 2016

Estrelas: 5*

Sinopse

Eva Gatsby interrogou-se inúmeras vezes sobre o passado do avô, Lawrence Fox, e o que teria exatamente acontecido na Birmânia, quando ele ainda jovem ali viveu. Eva dedica-se à restauração de antiguidades e os patrões propõem-lhe uma viagem de trabalho àquele país - sobre o qual o avô desde sempre lhe contara histórias fascinantes. É então que Lawrence decide quebrar o silêncio e finalmente falar-lhe do grande amor da sua vida, Maya, a mulher que nunca esqueceu. Numa tentativa de sarar as feridas do passado, confia a Eva uma missão que se revelará de contornos imprevisíveis.
Eva inicia, assim, uma jornada que irá reconstruir o mosaico da história da família e que em simultâneo a obrigará a confrontar-se com a sua capacidade de voltar a acreditar no amor.
Em Regresso a Mandalay, Rosanna Ley descreve-nos as paisagens, os aromas inebriantes dos mercados, das ruas e as fragâncias dos jardins, com tal mestria que nos transporta para os cenários mágicos da Terra Dourada.

Sem comentários:

Enviar um comentário