Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Experiências na Cozinha: "Coma Bem, Sinta-se Bem"

Este livro tem estado na minha mesinha de cabeceira já há algum tempo. Possui tanta informação, tantas dicas sobre assuntos relacionados com a alimentação/saúde que, volta e meia, lá o abro de novo.

Já ouviram falar de super-alimentos? Tenho feito alguns workshops relacionados com alimentação vegetariana/macrobiótica e as propriedades de certos alimentos aqui falados já me foram apresentadas há muito, tendo já introduzido-os na minha alimentação. Aos poucos, que eu não sou de mudanças rápidas embora conheça e admire quem o tenha feito da noite para o dia.

Mas voltando ao livro, a autora aborda 20 alimentos que considera detentores de propriedades benéficas para o nosso organismo e fala um pouco deles. Como disse muitos já fazem parte da minha alimentação mas a tomada de consciência sobre algumas das suas propriedades faz com que reforce a sua ingestão.

Seguidamente, e aqui a leitura pode ser aleatória, apresenta-nos algumas/muitas doenças mais comuns fornecendo dicas para as combater, as suas causas, que alimentos devemos preferenciar e porquê, quais os mais prejudiciais. E tem receitas também. Não é um livro vegetariano/macrobiótico pelo que as receitas refletem isso mas cada leitor pode dar preferência a certos alimentos em detrimento de outros.

Devo dizer que saltei logo as páginas à procura de algumas que o PDI me presenteou, LOL... aproveitando para fazer algumas receitas e marcando outras para fazer proximamente. Nada maçudo, com muita cor e graficamente muito apelativo, este livro vai permanecer por muito tempo na minha mesa de cabeceira, local por agora seguro e perto da minha mão, dada a inundação de livros que frequentemente invade a mina casa.

Ficam as fotos e breves comentários da receita que experimentei. Caso vos interesse colocarei a receita e as alterações que nela fiz (uma verdadeira "chef" quando não tem um ingrediente, substitui-o por outro, não?). Amanhã mostro-vos fotos das bolachas que fiz...

Masala de Grão.

Fácil de fazer e muito saboroso. Necessitam de um ingrediente específico da comida indiana, o Garam Masala, uma especiaria em pó que devem encontrar ou em lojas indianas (foi onde encontrei o meu já há muito tempo) ou em grandes superfícies. Faço uma receita parecida mas em vez dos espinafres coloco couve-flor. Garanto que quem não gosta deste legume o passará a comer assim... Uma das mudanças que fiz foi privilegiar as leguminosas (adoro lentilhas e quase não as comia) e, quando não as cozo em casa utilizo sempre as de frasco. Mas vamos às fotos porque senão não me "calo" nunca...







Sem comentários:

Enviar um comentário