Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 9 de março de 2016

"A Mulher da Lama" de Joyce Carol Oates

A sinopse deste livro agarrou-me de imediato! Uma criança é abandonada no leito de um rio, cheio de lama. Adoptada mais tarde por um casal cuja filha tinha falecido, nunca se consegue libertar das suas raízes. Como se o passado tivesse como objetivo massacrá-la cada vez mais com lembranças às quais tenta fugir. Consegue, durante perto de quarenta anos, esquecer o que a marcou na sua sofrida infância tendo inclusivé muito sucesso profissionalmente, chegando até a presidente de uma universidade, mas um dia há em que todos acontecimentos que a marcaram vêm à tona.

A história não podia espicaçar mais a minha curiosidade! No entanto tive algumas dificuldades com a escrita da autora. Primeiro estranhei-a, depois entranhei-a. A escrita de Joyce Oates é densa mas surpreendentemente simples. Leva o leitor por caminhos que depois se vêm a revelar falsos ou não verdadeiros, o que faz com que se estranhe logo de início, mas depois fica-se alertado para futuras situações idênticas. Ao ler essas partes, o leitor é surpreendido pela sua crueza, crueldade mas, advertido como está, duvida sempre se se trata da imaginação da "Mulher da Lama", a protagonista desta história, ou de acontecimentos reais vividos por ela.

Pequenas partes da história são reveladas com muita subtileza, devendo o leitor estar atento aos pormenores. É uma história prende de imediato embora se estranhe a escrita da autora, que saltita entre espaços temporais diferentes, sendo que, a parte da sua infância e adolescência foi a que mais me agarrou. Leitura algo perturbadora e inigmática que vai captando o nosso interesse com o avançar das páginas.

Não pude deixar de pensar o quanto a infãncia marca a vida futura, mesmo quando se esconde acontecimentos menos felizes, traumáticos, em caixas bem compartimentadas e fechadas no fundo de nós próprios. De como eles vêm ao de cima!

Gostei e penso que algumas pontas soltas ficariam esclarecidas com uma releitura.

Terminado em 6 de Março de 2016

Estrelas: 4*+

Sinopse

Uma criança é abandonada pela mãe no leito lamacento do Black Snake River. Contra todas as expectativas, «a menina da lama» sobrevive e é adotada por um casal de classe média que tentará esconder para sempre essa terrível história. Mas o presente vai tornar-se surpreendentemente vulnerável aos agentes do passado.
Meredith «M. R.» Neukirchen será a primeira mulher a presidir a uma universidade da Ivy League. Emersa numa carreira absorvente, num amor secreto por um homem que não define os seus sentimentos, e preocupada com o ambiente político dos Estados Unidos em vésperas da Guerra do Iraque, M. R. depara-se subitamente com inúmeros desafios. Para além de ver a sua carreira em jogo, as duras marcas do passado e o confronto com «a menina da lama» ameaçam fazer ruir todas as suas convicções.
Um romance emocionante que explora o elevado preço do sucesso na vida de uma mulher a braços com os seus demónios pessoais e profissionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário