Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

"Quando Hitler Roubou a Coelho Cor-de-Rosa" de Judith Kerr

Comecei este livro no último dia do ano passado e acabei-o dia 1de Janeiro. Porquê esta escolha quando tenho aqui tantos em espera? Estava deveras curiosa com este livro. A capa é muito apelativa também! É um livro para uma faixa etária que ronda os oito/dez anos, julgo eu, e esperava com esta leitura perceber se realmente o livro estaria adequado para um público mais jovem e como é que se aborda um tema tão pesado.

Gostei muito. Li com prazer muito embora o discurso da autora fosse dirigido ao público mais jovem. A história, baseada na vida de Judith Kerr, é-nos contada através e pela Anna, uma menina alemã-judia de dez anos, que vê a sua vida virada do avesso quando seu pai decide fugir da Alemanha e refugiar-se na Suíça ainda antes da eleição que levou Hitler ao poder... Jornalista e escritor, com ideias anti-nazis muito fortes, seu pai num rasgo que muitos acharam exagerado, decidiu partir quando foi avisado que pretendiam tirar-lhe o passaporte.

Anna, seu irmão e pais vivem então quase dois anos entre a Suíça e França, tentando sobreviver com o pouco dinheiro que seu pai ganha escrevendo artigos para os jornais.

Uma abordagem muito real (visto que se baseou na vida da autora), com uma escrita dirigida a um leitor jovem mas que consegue captar a atenção de uma faixa etária mais velha. Explica admiravelmente o que se passou nessa época, de que forma Hitler apertava o cerco cada vez mais, através dos olhos e da inocência de uma criança.

O único senão que encontrei é que faria todo o sentido continuar esta história num outro livro, visto que Anna e sua família partem, no final, para Inglaterra para tentarem recomeçar de novo a vida depois de quase dois anos em França mas não tenho conhecimento que exista qualquer seguimento desta história...

Se procuram um livro divertido e com a inocência própria dos 8/10 anos mas que, ao mesmo tempo, aborda ao de leve uma temática que todos devem tomar conhecimento (a subida de Hitler ao poder e as mudanças que daí advieram), encontraram-no. Ele é perfeito!

Terminado em 1 de Janeiro de 2016

Estrelas: 5*

Sinopse

Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa é uma das obras mais lidas por jovens de todo o mundo. Considerada um clássico da literatura juvenil, e inspirada na vida da própria autora, fala-nos da Segunda Guerra Mundial numa nova perspetiva e até com algum humor.
Vive-se o ano de 1933. Anna tem apenas nove anos e anda demasiado ocupada com a escola e com os amigos para reparar nos cartazes políticos espalhados pela cidade de Berlim com a suástica nazi e a fotografia de Adolf Hitler, o homem que muito em breve mudaria a face da Europa. Ser judeu, pensa ela, é apenas algo que somos porque os nossos pais e avós são judeus.
Mas um dia o pai dela desaparece inexplicavelmente. E, pouco tempo depois, ela e o irmão, Max, são levados pela mãe com todo o sigilo para fora da Alemanha, deixando para trás a sua casa, os amigos e os amados brinquedos. Reunida na Suíça, a família de Anna embarca numa aventura que vai durar anos.

1 comentário:

  1. Olá!

    Este parece-me um excelente livro para o meu desafio de janeiro :)
    Vou tentar ler.
    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar