Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

"Estamos Todos Completamente Fora de Nós" de Karen Joy Fowler

Sentir um livro como verdadeiro, embora a história seja ficcionada, é, a bem da verdade, o melhor elogio que alguém poderia fazer-me caso eu fosse a sua autora. Terminei esta leitura com essa forte impressão, a de que a história narrada era real, verídica. Mesmo sabendo que não, essa sensação permanece. Talvez porque, embora pouco frequente, ela poderia ter acontecido mesmo.

A narradora, personagem principal, Rosemary, saltitando entre passado e presente, conta-nos a história da sua família. Nada de extraordinário, não pertencesse ela a uma família singular, muito especial e diferente. Não vos posso falar disso, dessa diferença, porque foi um aspecto que, ao ser revelado no livro, constituiu para mim um forte murro no estômago e não vos quero revelar nada que impeça essa revelação. E quando essa revelação feita, pensei muito sinceramente que este livro seria muito estranho, de uma ficção não esperada, que me afastaria da sua leitura. Mas continuei, curiosa, e fiquei realmente agarrada ao mistério que levou à separação de uma família.

Pai, mãe, irmão, "irmã" e Rosemary - são estes os cinco elementos que constituem este núcleo familiar. Muitas questões pertinentes foram sendo introduzidas com o virar das páginas. Que acontecimentos relevantes da nossa infãncia esquecemos propositadamente para que não interfiram no nosso presente e futuro? Como conseguimos afastá-los para que não nos incomodem? Porque arrumamos e fechamos "sem darmos conta", num canto do nosso cérebro, aquilo que não nos agradou e que poderia explicar alguns comportamentos e atitudes?
Um livro cheio de mistérios que nos vão sendo revelados aos poucos, quando Rosy, no decorrer do seu crescimento, os vai esclarecendo também para si própria. Um alerta tanto para os defensores dos animais como para aqueles que, indiferentemente, ignoram como os animais são usados em testes e estudos biomédicos e comportamentais: este livro é para vocês! Leiam-no.

Terminado em 1 de Novembro de 2015

Estrelas: 5*

Sinopse

Aplaudido pela crítica e pelos leitores, Estamos todos completamente fora de nós é um romance sobre pessoas afetuosas, mas humanas, cujas boas intenções desencadeiam consequências devastadoras para aqueles que mais amam.
Quando tinha cinco anos, Rosemary foi passar o verão a casa dos avós. Ao regressar para junto da família, descobre que a irmã desapareceu e, mais inquietante ainda, esse é um assunto de que não se fala. Os anos passam e ela permanece filha única apesar de em tempos ter tido uma irmã da sua idade e um irmão mais velho. Ambos desapareceram. Lowell é um fugitivo, procurado pelo FBI. Mas onde está Fern, a sua cúmplice, a sua alma gémea?

2 comentários:

  1. Quero imenso ler este livro :)
    Mas também sei que o murro no estômago vai ser demasiado ...
    Beijinho amiga Cris!
    Boa semana com excelentes leituras
    Teresa Carvalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa, tão amiga dos animais que és, prepara-te! O tema tratado é-te muito caro...

      Eliminar