Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

domingo, 15 de novembro de 2015

Ao Domingo com... Sofia Ferros

Quem é a Sofia Ferros?

Se tivesse de me resumir a uma característica, diria que aprecio os prazeres simples da vida: um passeio à beira mar, reuniões familiares, um serão à conversa com amigos, uma tarde de inverno no sofá com um bom livro, aprender coisas novas…
Sou contemplativa e gosto de planear. Reflito muito sobre tudo (às vezes demasiado) e penso a curto e a longo prazo. Sei o que quero estar a fazer daqui a 3, 10 e 20 anos, mas não sou rígida. Ajusto regularmente os meus planos a novas circunstâncias. 
Gosto de cozinhar, de fotografia e vídeo, bem como de tecnologia em geral. Estou constantemente a fazer cursos online sobre assuntos que me interessam, desde desenvolvimento pessoal a técnicas de escrita, passando ainda pelo marketing digital e por ferramentas para aumentar a produtividade.

Como é que a escrita surgiu na minha vida?
Cedo, por meio da leitura que me inspirou e atiçou a criatividade. Cresci sem a companhia de irmãos e, talvez por isso, entretinha-me com os personagens das histórias que lia ou inventava. Sempre gostei de História e, nas aulas, imaginava-me entre os Gregos ou os Romanos, nos castelos medievais ou nos palácios renascentistas… Tive a felicidade de viajar muito, desde pequena, por África, pela Europa e pelas Américas. Foram oportunidades que me marcaram: sentia a História viva ao visitar os museus e as ruinas de cidades antigas.
Por volta dos dez anos já sabia que queria ser escritora. Apesar disso, segui outra via e,
após doze anos num colégio inglês e uma passagem pela escola pública portuguesa, licenciei-me em Gestão de Empresas pela UCP. Há vinte e cinco anos era uma área que me garantiria boas saídas profissionais. Mais tarde especializei-me em Marketing Digital pelo IPAM. Trabalhei em empresas de tecnologia, publicidade, marketing digital e consultoria. 
Vivi quase sempre em Lisboa, mas nasci em Luanda, em 1973, morei em Moçambique em 1975 e, devido a uma oportunidade profissional do meu marido, em 2012 mudei-me para a Cidade do Cabo, na África do Sul, onde resido atualmente. (Ainda me deslumbro ao ver focas, pinguins e baleias no seu habitat natural, mas os banhos de mar ficam reservados para as férias em Portugal!) 
Para poder trabalhar à distância abri uma empresa de marketing digital, mas, em paralelo, comecei a escrever Amor entre Guerras – baseado na história dos meus bisavós, um tenente médico do Corpo Expedicionário Português e uma jovem francesa de ideias avançadas para a época, que se apaixonaram num palácio transformado em hospital, durante a Primeira Guerra Mundial, e mais tarde foram viver para Moçambique. 
Estudei o mercado editorial em Portugal e contactei duas editoras. Quando obtive confirmação de que a Maria do Rosário Pedreira, da Leya, tinha interesse em publicar o livro, dei prioridade à escrita do mesmo. Adorei a experiência: a minha intuição de criança estava certa. Apesar de ter escolhido outro percurso durante muitos anos, escrever é o que gosto de fazer. 
Amor entre Guerras é o primeiro volume de uma tetralogia que conta a história de uma família ao longo de cem anos de história, em várias gerações marcadas por acontecimentos como a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, a descolonização portuguesa em Moçambique e a recente vaga de emigração de Portugal para África em consequência da crise económico-financeira. 
Além destes quatro, já tenho outros livros previstos. O meu sonho é continuar sempre a escrever, com a missão de proporcionar aos leitores uma experiência empolgante, que os arranque ao seu quotidiano e os transporte, por momentos, para outro espaço e tempo, com a promessa de que irão viver emoções fortes.

Sofia Ferros

3 comentários:

  1. Encantei-me com Sofia Ferros. O livro Amor entre Guerras deve ser espetacular. Como faço para ter acesso a ele?
    Parabéns ao blog O tempo entre meus livros. Adoro tudo que você publica!! Tenho buscado muitos livros através de seus comentários. Sucesso sempre!!
    Nilsa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Folá Nilsa! Obrigada pelas palavras simpáticas sobre o blogue! O livro da Sofia está nas bancas cá em Portugal mas suponho que você seja do Brasil, não? Creio que pode encomendar através da Wook. Conhece? Bjinho

      Eliminar
    2. Nilsa, a Sofia leu o teu comentário e respondeu-me por mail. Aqui vão as suas palavras: Fiquei muito contente com o comentário da Nilsa. "Amor entre Guerras" também está disponível em ebook, na Amazon, etc., o que facilita o acesso a quem vive fora de Portugal.

      Eliminar