Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

"A Fuga de Auschwitz" de Joel C. Rosenberg

Gostando de ler livros sobre esta época, este título despertou a minha curiosidade. Fuga? Poucos abordam este tema, precisamente porque se contam pelos dedos da mão os que conseguiram fugir desse inferno que foi Auschwitz. Muitos tentaram. Demasiados morreram. Alguns conseguiram, pouquíssimos. Queriam fugir do inferno mas também, avisar o mundo cá fora do que se passava lá dentro.

Não vos vou contar a história de Jacob, o rapaz judeu alemão, que ao fim de alguns anos conseguiu fuigir do campo de extermínio. A personagem é fictícia. Não deixa, contudo, de ser verosímil porque o autor se baseou em muitos factos que realmente aconteceram.
As cartas de alguns presos para os seus entes queridos, afirmando que se encontravam bem de saúde e que só eram obrigados a trabalhar para o esforço de guerra alemão, existiram realmente. Assim como o facto de muitas delas referirem entes queridos já falecidos e para os quais enviavam "abraços e beijos", tentando dessa forma que os parentes percebessem que algo de errado se passava.

O "Protocolo de Auschwitz", um documento feito por alguns prisioneiros que reuniram "provas" do que se estava a passar dentro dos campos, também existiu. Saber que o mundo fechou os olhos ao extermínio dos judeus e de todos os que se encontravam prisioneiros, que não quis ouvir, que não quis ver, mesmo quando relatos vivos e provas documentais conseguiram escapulir-se dos campos de concentração, dói.

E hoje? Quantos relatos nos passam pelos olhos e não nos chegam ao coração?
Gostei muito desta leitura. Muito mesmo. A nota máxima

Terminado em 31 de Julho de 2014

Estrelas: 6*

Sinopse

Uma terrível escuridão ameaça a Europa. À medida que Hitler implementa a «solução final», um judeu e um pastor protestante precisam de confiar nas suas capacidades e num Deus que já não sabem se existe ou não, a fim de escapar aos horrores de Auschwitz. Inspirado em relatos reais de presos e deportados e nas histórias dos poucos que conseguiram escapar aos campos de extermínio, A Fuga de Auschwitz é uma obra impressionante que depressa se tornou bestseller internacional. Nele encontramos os horrores escondidos por trás dos muros dos campos de concentração, a luta diária dos sobreviventes e a coragem de todos aqueles que tentaram escapar aos nazis.

Sem comentários:

Enviar um comentário