Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 8 de junho de 2015

"Lusitano Fado" de Luís Corredoura

Este livro atraiu-me mal saiu mas como tantos outros continuava na estanta cá de casa à espera de vez... A sua oportunidade surgiu quando recebi um convite para ir conhecer pessoalmente o autor à FLL. A curiosidade venceu e comecei a lê-lo dias antes, "para ter uma ideia da sua escrita"!

O encontro realizou-se e apercebi-me de imediato, pelo discurso de Luís Corredoura, que era um apaixonado pela História e que qualquer livro escrito (Nome de Código Portugraal) ou que venha a escrever terá sempre História na sua história. Assim sucede em Fado Lusitano. Confesso que não sendo a História/Política relativamente recente de Portugal uma das minhas principais paixões, algumas partes li com menos atenção mas o enredo prendeu-me definitivamente.

Um professor de Filosofia suspenso por acusação de assédio sexual; uma professora de Alemão descendente de um antido SS com alguma influência; um velho contador de segredos que passava os dias numa taberna lúgubre; alguns personagens suspeitos de abusos de poder e corruptos e está lançado o mote para um romance que se deseja saber o final.

Marcado por um suspense contínuo, por alguns momentos mais violentos que trazem ao romance entre Alberto e Paula (os professores) um gostinho todo especial, este livro marca a minha estreia com este autor. Gostei muito (mas Luís obrigaste-me a procurar algumas palavras no dicionário, ah?) e fico à espera de encontrar um fôlego maior para me aventurar nas perto de seiscentas páginas do seu anterior livro que parece ser do meu agrado.


Terminado em 7 de Junho de 2015
Estrelas: 4*+
Sinopse

A verdade pode ser muito mais complexa do que a mentira. A justiça parece adormecida, perante um poder oculto, uma sociedade apática, um Portugal parco de virtudes públicas e com demasiados vícios privados. Mas há quem queira denunciar essa maré de corrupção, venalidades, falsos costumes e aparências que há muito se vê, sente e cheira. Tudo na vida tem um preço. Mas Alberto está disposto a tudo fazer para salvar a honra e divulgar a verdade, mesmo que isso implique o maior dos sacrifícios.
Lusitano Fado é uma história surpreendente de coragem e determinação, de mistério e revelação, de vingança e corrupção, mas também de paixão, companheirismo e amizade, que vai empolgar os leitores mais exigentes e que não deixará ninguém indiferente. A história é sempre escrita pelos vencedores, mas os vencidos também têm memória…

Sem comentários:

Enviar um comentário