Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 26 de maio de 2015

A Convidada Escolhe: Rainhas de Portugal

Rainhas de Portugal de Francisco da Fonseca Benevides, livro histórico onde prima a investigação rigorosa, é sem dúvida uma visitação a toda a história de Portugal desde a fundação do Condado Portucalense até D. Maria Pia de Saboia, mulher de D. Luís I. Esta obra foi publicada originalmente entre 1878 e 1879, estando o original disponível na Biblioteca nacional de Portugal.
Neste trabalho o autor apresenta, cronologicamente, ao leitor, todas as rainhas de Portugal contextualizadas na época em que viveram.
São revelados e apreciados com detalhe os aspetos relativos à importância e relevância das suas obrigações e deveres, às suas influências mais ou menos ligadas à governação, bem como a sua relação com os reis seus maridos, com o país, com o clero, com a nobreza e com o povo. Portugal teve 41 rainhas, das quais apenas duas, D. Maria I e D. Maria II, "foram reinantes", enquanto as outras foram "rainhas consortes".
São com minúcia abordados, neste livro, os pormenores das tradições, dos usos e costumes das cortes dos diversos reinados, as leis, os seus protocolos e modas, as guerras, a reconquista, a expansão, os sucessos e os fracassos sempre fazendo ligação às rainhas que ajudaram na consolidação de Portugal como nação e que muitas vezes exerceram bastante influência na resolução de graves problemas que assolaram o país.
Nesta nova edição (2011), foi optado fixar o texto fazendo uso da gramática atual e recomendo para quem gosta de história rigorosa e ao pormenor.

Da sinopse: " ……..O historiador pesquisou e compilou documentos, pistas arqueológicas e depoimentos, realizando a mais vasta e completa investigação nesta temática - ainda não superada nos dias de hoje - obtendo uma visão de conjunto abrangente.……"

Maria Fernanda Pinto

1 comentário:

  1. Muito obrigada Maria Fernanda. Mais uma vez, excelente texto. Qual a editora deste livro? Almerinda Bento

    ResponderEliminar