Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 10 de março de 2015

A Convidada Escolhe: Ana de Castro Osório

"Ana de Castro Osório" do investigador Dr. João Esteves é uma obra sobre a escritora e pedagoga, divulgadora de literatura para crianças, editora, propagandista republicana e principal dirigente e ideóloga do movimento feminista em Portugal que foi Ana de Castro Osório.
Começa por indicar cronologicamente todos os factos relacionados com a vida e época de Ana de Castro Osório desde o nascimento de seus pais até à sua morte em 1935. Seguidamente segue todo o percurso de vida desta mulher que foi conhecida e reconhecida na sua época tendo tido uma enorme projeção durante 40 anos, apresentando " Perfil de uma vida", "Vivências familiares e geográficas", "A educação cívica e patriótica", As metamorfoses feministas de Ana de Castro Osório", " O desígnio nacional e patriótico: a Cruzada das Mulheres Portuguesas", "Ana de Castro Osório literata contradiz Ana de Castro Osório feminista" e por fim o "Epílogo". O livro inclui ainda Notas e uma antologia de textos de Ana de Castro Osório publicados na imprensa.
É um livro com interesse para quem tem curiosidade ou gosta de temas relacionados com as mulheres que de uma forma ou de outra se destacaram na 1ª. República.
Mas não só, Ana de Castro Osório muito dedicada à causa republicana e à causa feminista, era sobretudo humanista e intelectual. Escritora de dimensão nacional e internacional, foi à literatura para crianças que se dedicou com mais continuidade. Foi a primeira pessoa que, em Portugal, escreveu para crianças, contos originais e traduções, pelo que é considerada a criadora da literatura infantil. Desde cedo que se interessou pela recolha de temas e contos da nossa tradição oral empenhando-se na sua transposição para a escrita, de que resultou uma valiosa obra de literatura tradicional de transcrição oral.
Ana de Castro Osório é considerada, também, uma das intelectuais mais marcantes do seu tempo, com uma vasta biografia, pelo que será sempre interessante ler tudo o que a ela diga respeito, como é o caso deste livro.

Maria Fernanda Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário