Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 23 de março de 2015

"28 Dias" de David Safier

Habituada que estava a que este autor abordasse assuntos sérios com muito humor, quando vi este livro fiquei bastante curiosa. O tema em si fez com que me decidisse: tinha de o ler!

Gosto quando um autor não se mantém na mesma linha, na sua zona de conforto e quando consegue variar a sua abordagem a um tema. Baseado em factos verídicos sobre o Gueto de Varsóvia mas com uma heroína, de apenas 16 anos, totalmente ficcionada, Safier consegue fazer-nos imaginar como seria ser judeu em 1943, como era ter medo e coragem ao mesmo tempo. E, sobretudo, como era ser jovem nessa época. Como se consegue sonhar/amar quando se está rodeado de destruição e morte.

Mira é uma jovem que apenas quer sobreviver e alimentar a sua pequena irmã e a mãe. Num ambiente hostil, feroz, desumano. Circunstâncias várias levam-na a desafiar-se a si própria e a lutar. Matar para sobreviver, com os inevitáveis e inenarráveis remorsos e sonhos destruídos. Mira apenas quer viver. Terá direito a isso quando tudo à sua volta desaparece?

"Que tipo de pessoa queres ser?"- questiona-se ela muitas vezes, quando confrontada com situações extremas. Ao fazê-lo, somos intimados a questionarmo-nos também. Que tipo de pessoas queremos ser?

Achei importante relembrar que no Gueto de Varsóvia também houve resistência e que muitos lutaram por se manter à tona, muitos lutaram por todos os que não conseguiram resistir. 28 dias foi o tempo que durou a que ficou conhecida como a Revolta do Gueto de Varsóvia. Alguns, poucos, conseguiram fugir. Os restantes foram massacrados sem piedade.

Um livro para se ler num ápice, pese embora as suas quase 360 páginas! Leiam que vão gostar. Ah! E se ainda não leram "Maldito Karma" façam-no rapidamente. Prometo que, num estilo completamente diferente, vão soltar umas belas gargalhadas!

Terminado em 17 de Março de 2015

Estrelas: 5*

Sinopse

Varsóvia, 1943. Mira, uma jovem de 16 anos, sobrevive graças ao contrabando de alimentos no gueto onde os nazis aprisionaram os judeus. O seu único objectivo é o de proteger a mãe e a irmã mais nova. Quando os habitantes do gueto começam a ser deportados para os campos de concentração, Mira junta-se à Resistência. Na maior aventura das suas vidas conseguem fazer frente às SS muito mais tempo do que haviam imaginado. 28 dias. 28 dias nos quais Mira terá de decidir a quem pertence o seu coração. A Daniel, um rapaz que toma conta das crianças órfãs, ou a Amos, um membro da Resistência, cujo objectivo é matar tantos nazis quanto possa.
David Safier arrancou sorrisos de milhões de leitores em todo o mundo com Maldito Karma. Agora leva-o ao limite da emoção com um grande romance, sobre o amor e a coragem, passada num dos episódios humanos mais esmagadores da História.

2 comentários:

  1. Penso que há um erro no texto... É 1943 e não 1043... certo?

    ResponderEliminar
  2. Claro Kassie! Já corrigi. Obrigada pela atenção! Bjinhos

    ResponderEliminar