Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

"O Projeto Rosie" de Graeme Simsion

Emprestado por um amigo, este livro esperou demasiado tempo na minha estante e não fora a vergonha de o ter "à espera" ainda agora se encontraria lá... E que perda, se assim fosse!

A capa não desvenda nem um pouco o seu conteúdo. Não a acho feia, só um pouco sem sabor, se bem que integrada no conteúdo do livro. O interior, no entanto, é delicioso. Sim, "delicioso" é a palavra correta. O narrador, o personagem principal, conta-nos uma história. A sua. E poderia ser algo pacífico, quase amorfo, não fosse ele uma pessoa deveras especial. O nosso sorriso está presente em toda a leitura deste livro.

Vamo-nos apercebendo que as suas capacidades sociais são muito diminutas se o compararmos com uma pessoa dita "normal", enquanto que, por outro lado, as suas capacidades intelectuais, a sua memória são surpreendentes. Ao contar-nos como decide arranjar uma esposa, como programa o seu dia-a-dia até à exaustão, como "vê" os outros, como lhe é dificil compreender tudo sem ser pela lógica e pela razão, como encara a vida, não podemos deixar de criar uma forte empatia com quem nos deixa de sorriso nos lábios.

Associei, de imediato, o seu "problema" a uma forma de autismo, o Sintoma de Asperger. Creio que foi uma brilhante maneira de me fazer sentir por dentro de alguém a quem é mais fácil olhar o mundo através da lógica e onde as emoções nao fazem sentido. Até certo dia... porque na vida nem tudo é o que parece.

Adorei a ironia subjacente a todos os acontecimentos que surgem na vida deste professor de genética que tenta desesperadamente enquadrar-se no mundo em que vive, moldando e alterando a sua forma de agir quando descobre que nem tudo é racional nem lógico e que começa a aprender a reagir às situações através do instinto, através do coração.

Deveras deliciosa a forma como o autor conta uma história simples, que se podia resumir em poucas frases, não fosse a sua escrita e a sua forte imaginação. Recomendado. Muito.

Terminado em 14 de Fevereiro de 2015

Estrelas: 5*

Sinopse

Don Tillman está noivo. Mas ainda não sabe de quem.
Professor de Genética e pouco sociável, decide que chegou o momento de arranjar uma companheira, e elabora um questionário que irá ajudá-lo a encontrar a mulher perfeita.
Quando Rosie Jarman aparece no seu gabinete, Don assume que ela pretende concorrer ao "Projeto Esposa" e penaliza-a por fumar, beber, não comer carne e ser pouco pontual.
Mas Rosie não ambiciona tornar-se a Sra. Tillman. O seu objectivo é recorrer ao profissionalismo de Don, para que ele a ajude a encontrar o seu pai verdadeiro.
Às vezes, não somos nós que encontramos o amor; é o amor que nos encontra…
O Projeto Rosiede Graeme Simsion
Críticas de imprensa
«Um livro maravilhoso. Don Tillman é tão confuso e inconveniente quanto adorável e encantador.»
John Boyne, autor de O Rapaz do Pijama às Riscas

Sem comentários:

Enviar um comentário