Gosta deste blog? Então siga-me...

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

"Bifes Mal Passados" de João Magueijo

A leitura deste livro suscitou-me duas reações opostas. Se por um lado gostei de ler e de me rir com as aventuras de João Magueijo em terras de sua majestade, o certo é que já tenho ouvido, por parte de alguns imigrantes estrangeiros, alguns comentários negativos sobre o nosso país e só me apetece mandá-los passear para os seus países de origem!!!

Mas, se bem que estas linhas estejam pelejadas de comentários muito críticos, povoados de uma ironia que nos faz sorrir, é certo que o autor reforça muitas vezes que é aí que se vê a viver nos tempos mais próximos porque as condições que Inglaterra/ Londres lhe dá são incomparavelmente maiores e melhores que Portugal alguma vez poderia oferecer... E assim se redime dos comentários que vai fazendo durante o livro todo.

E foi por essa razão que a minha frase "então volta para a tua terra e vais ver como elas mordem" foi ficando mais leve e consegui levar esta leitura até ao fim com outros olhos, sendo certo que me ri bastante com algumas observações e aventuras deste português em terras inglesas. Leiam!

Terminado em Dezembro de 2014

Estrelas: 4*+

Sinopse

Um roteiro de cómicos fins-de-semana mal passados e tentativas frustradas de fazer férias em Inglaterra servem de ponto de partida para uma viagem pela cultura anglo-saxónica, como vista pelos olhos de um cientista português radicado no Reino Unido há mais de vinte anos e do qual estamos mais habituados a ler obras de divulgação científica. Bifes Mal Passados é alternadamente hilariante e sério, convidando a uma reflexão sobre identidade cultural, e incitando os portugueses a despojarem-se de complexos de inferioridade.

3 comentários:

  1. Tenho uma grande curiosidade por ler este livro já que o grande sonho da minha vida seria viver em inglaterra (sonho que ficou da minha adolescencia quando la passei mês e meio inserida numa familia em Cambridge).Agora ainda fiquei mais curiosa! Bom Ano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Franboesa, (gosto do nome!) eu gostei de ler. É um pouco caustico, demolidor mesmo, mas o humor que Magueijo diz q os ingleses possuem e a capacidade de se rirem deles próprios, faz com nao se leve a mal tanta crítica junta...

      Eliminar
    2. Ah, e acredito piamente no que ele conta...

      Eliminar