Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

"Jan Karski, o Herói que Tentou Travar o Holocausto"



Livro relativamente pequeno mas de difícil leitura devido ao seu conteúdo. Como o são todos os relacionados com o Holocausto. E, por isso mesmo, de leitura obrigatória.

Pouco tenho a dizer. Jan Karski é uma testemunha. Viu, visitou o gueto de Varsóvia, saiu e tentou convencer o mundo a parar com tal horror. Ninguém o ouviu. O extermínio dos judeus na Europa foi um crime cometido por quem infringiu o horror que nós sabemos ou ouvimos falar mas também por quem fechou os olhos e os ouvidos e não quis saber... Solução mais fácil essa o de não "saber de nada"!

Saber viver com tamanha realidade foi um percurso, a maior parte das vezes, solitário que Jan teve de aprender a lidar. Sobreviver a um campo de concentração também contribuiu para que muitas vezes se remetesse ao silêncio. Mas como testemunha, Jan tinha de contar o que viu e o que viveu.

Recomendo!

Terminado em 31 de Outubro de 2014

Estrelas: 5*

Sinopse

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com a História Universal no Ensino Secundário.
Varsóvia, 1942. A Polónia foi devastada pelos nazis e pelos soviéticos. Jan Karski é um mensageiro da Resistência polaca junto do Governo no exílio, em Londres. Encontra dois homens que o conseguem introduzir clandestinamente no gueto de Varsóvia, para que ele possa dizer aos Aliados o que viu e preveni-los de que os judeus da Europa estão a ser exterminados.

Jan Karski atravessa a Europa em guerra, alerta os ingleses, e tem um encontro com o Presidente Roosevelt na América. Trinta e cinco anos mais tarde, Karski conta a sua missão nessa época em SHOAH, o grande filme de Claude Lanzmann.
Impõe-se a terrível pergunta: Porque é que os Aliados permitiram o extermínio dos judeus da Europa?
Este livro, que combina os meios do documentário com os da ficção, conta a vida desse aventureiro que foi também um Justo.

Sem comentários:

Enviar um comentário