Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

"A Incrível Viagem do Faquir..". de Romain Puértolas

Que livro divertido e mirabolante este! Já tenho aqui referido que, as minhas leituras, para não me entediarem têm necessariamente de ser um pouco ecléticas. Entre policiais, romancess históricos, livros com um cariz mais verídico e romances de amor, de vez em quando gosto de ler algo mais divertido! O título prometia algo nesse sentido, a capa e a sinopse também! Estava na altura certa...

Ajatashatru Alarash Patel, ē faquir. Trapaceiro bem engendrado, mas faquir de profissão. Decide ir a França comprar uma cama de pregos no Ikea... É a partir desta sua viagem que as peripécias não têm fim: a acção desenrola-se numa constante de acontecimentos super divertidos, quase irreais, em que Aja se vê não sabe como metido em alhadas cada uma maior que a outra!

Devagar e pelo meio destes hilariantes acontecimentos, o faquir trapaceiro e burlão é contagiado pelos valores de algumas pessoas que lhe surgem no caminho e vai alterando o seu comportamento e a sua forma de pensar.

Com capítulos curtos que ajudam a que este ritmo alucinante não tenha fim e que nos vão divertindo num crescendo de boa disposição, o autor não deixou de lado uma forte crítica aos países "mais ricos" em relação ao problema da imigração ilegal e à forma como ela é tratada, ou seja, despachada para outros países.

Um livro que me soube bem ler!

Terminado em 7 de Novembro de 2014

Estrelas: 4*+

Sinopse

Ajatashatru Larash Patel, faquir de profissão, que vive de expedientes e truques de vão de escada, acorda certa manhã decidido a comprar uma nova cama de pregos. Abre o jornal e vê uma promoção aliciante: uma cama de pregos a €99,99 na loja Ikea mais próxima, em Paris. Veste-se para a ocasião - fato de seda brilhante, gravata e o seu melhor turbante - e parte da Índia com destino ao aeroporto Charles de Gaulle. Uma vez chegado ao enorme edifício azul e maravilhado com a sapiência expositiva da megastore sueca, decide passar aí a noite a explorar o espaço. No entanto, um batalhão de funcionários da loja a trabalhar fora de horas obriga-o a esconder-se dentro de um armário, prestes a ser despachado para Inglaterra. Para o faquir, é o começo de uma aventura feita de encontros surreais, perseguições, fugas e aventuras inimagináveis, que o levam numa viagem por toda a Europa e Norte de África.
A incrível viagem do faquir que ficou fechado num armário IKEA é uma aventura rocambolesca e hilariante passada nos quatro cantos da Europa e na Líbia pós-Kadhafi, uma história de amor mais efervescente do que a Coca-Cola, mas também o reflexo de uma terrível realidade: o combate travado por todos os clandestinos, últimos aventureiros do nosso século.


Sem comentários:

Enviar um comentário