Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 16 de setembro de 2014

"Viagem ao Fim do Coração" de Ana Casaca

Não conhecia esta autora nem tão pouco a sua escrita. Gostei do que li. Uma história de amor, de um amor quase à primeira vista, um amor de juventude que marcou toda uma vida. É é, de igual modo, uma história de dois irmãos que sobrevivem à dor porque se têm um ao outro. Uma história de uma vida sofrida, onde os maus-tratos têm um lugar predominante e marcam o comportamento de quem é vítima.

As várias personagens falam-nos e apelam-nos ao coração. Com o tom intimista que imprime à narrativa, senti que a autora conseguiu captar em pleno as angústias da protagonista principal. Sabendo-se doente de cancro quando por fim encontra o amor, Luísa divide-se entre a esperança num futuro a dois e o desânimo de saber que os exames pioram a cada dia.

Com uma escrita fluida e simples, Ana Casaca transmite-nos uma mensagem. Como se lida com a doença de quem nos é próximo? Sem qualquer artifício mostra-nos, também, a dor e a esperança, o desespero e a alegria, um mundo de altos e baixos que sente aquele que é vítima de cancro. Uma escrita sem subterfúgios, que consegue colocar-nos na pele da personagem principal e que por isso, a dada altura, se torna impossível não nos comovermos.

Alguns aspectos da história foram inspirados em facots reais, pequenos nadas que fizeram um tudo na vida de alguém. Saber isso, no final da leitura do livro, trouxe um peso maior aos meus olhos.

Terminado em 13 de Setembro de 2014

Estrelas:4*+

Sinopse

Num romance toda a nossa vida: como a queremos, como às vezes não a queremos.
Luísa ainda era uma adolescente. Tiago já era um jovem adulto. Conheceram-se na solidão de uma pequena praia, na margem de um rio. Tinham em comum uma relação familiar traumática. Num caso, o trauma do amor dos pais. No outro, o trauma do ódio dos pais. Conheceram-se num dia que pareceu conter uma vida inteira. Mas teriam ficado separados para sempre, se a invisível linha de uma doença que rói o corpo e anuncia a morte não os tivesse voltado a ligar, dezasseis anos depois. Luísa e Tiago podem até redescobrir o amor, mas apenas se a silenciosa presença das metástases não se alastrar aos seus corações.
Viagem ao Fim do Coração é mais do que uma comovente história de amor. É a recriação de um admirável mundo de pais e mães, filhos e irmãos, ódios e amores. Revela os pesadelos de um cancro injusto, mas não abdica do que é humano e essencial, o sonho.

Sem comentários:

Enviar um comentário