Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

"As Estrelas Brilham na Cidade" de Laura Moriarty

Quando não possuimos quaisquer expectativas sobre um livro e a sua leitura excede tudo o que esperávamos, isso revela-se-nos uma dádiva, tornando-se algo difícil de explicar. A sinopse de  As Estrelas Brilham na Cidade  é parca em pormenores e, por essa razão, nada nos faz prever o real conteúdo desta obra nem a forma como a trama descrita nos enrreda nas suas malhas.

Trata-se de um romance que através da descricão da vida Cora X nos relata muitos acontecimentos que marcaram a História. Fala-nos da mudança de mentalidades que foi acontecendo durante o sec XX, do papel da mulher e da sua intervenção crecente na sociedade. 

A acção decorre entre Wichita, uma localidade no Kansas, e Nova Iorque num espaço temporal que começa por volta de 1920 e se prolonga até depois de 1965. Gira em torno da vida de Cora X, da sua busca do passado que desconhece por completo visto ter sido criada num orfanato, da sua descoberta do segredo mantido pelo seu marido que vai alterar por completo a sua realidade e da sua ida a Nova Iorque como "chaperon" de uma filha de uma conhecida que vai para uma escola de dança.

Essa desconhecida não é mais que Louise Brooks, uma actriz do cinema mudo, bailarina e modelo que através da sua conduta, personalidade e beleza ficou conhecida nos anais do cinema (espreitem naWikipédia, colocando no motor de busca o nome dela).

O facto deste livro misturar ficção e realidade com uma mestria muito própria tornou esta leitura um prazer muito grande. Temas relacionados com a emancipação da Mulher, a luta pelo planeamento familiar, a Segunda Guerra e as suas consequências, o ku klux klan, Lei Seca, a homoxesualidade tida como um desvio e outras condutas tidas como imorais, que levariam inclusive à prisão, tornam esta obra um relado muito autêntico de uma época e faz deste livro um dos melhores que li este ano!

Para mais informações sobre este livro da Editorial Presença, clique aqui.

Terminado em 15 de Agosto de 2014

Estrelas: 6*

Sinopse

Em 1922, Louise Brooks tem apenas 15 anos e vive em Wichita, no Kansas, quando parte para Nova Iorque a fim de frequentar um curso de dança. Com ela vai também Cora, uma mulher mais velha e já casada, para lhe servir de acompanhante. Contudo, apesar de Louise Brooks se ter tornado mais tarde um dos grandes ícones do cinema mudo, é a vida de Cora que Laura Moriarty recria neste romance. Cora Carlisle é uma sufragista bastante convencional, que oculta os seus segredos e tem motivos próprios relacionados com as suas origens para aceitar fazer aquela viagem. Por outro lado, a diferença de idades e de atitudes entre as duas mulheres permite à autora tirar partido do que distingue as duas gerações explorando engenhosamente as múltiplas facetas das mudanças que vão ocorrendo na sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário