Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 14 de julho de 2014

"A Vida Secreta de Stella Bain" de Anita Shreve

Saber que o Clube do Autor tinha editado mais uma obra desta escritora e depois de ler a sinopse, vi que o livro "tinha a minha cara". Gostei muito desta leitura.

Saber que as palavras certas nos podem transportar para épocas remotas ē uma magia da qual não me consigo desligar. Nem quero tampouco! Anita Shreve escreve de uma forma simples mas que nos toca, despertando o nosso interesse e colocando-nos na pele dos personagens. Neste caso, da personagem principal, Stella ou Etna. 

Em plena Primeira Guerra Mundial, Stella não sabe quem é, o que faz, nem como foi parar, ferida, no meio de um hospital de campanha em Marne, França. É o início de uma história empolgante que me deixou de tal forma agarrada ao enredo que li o livro num só dia. Estou de férias, é claro, pois não sei o que faria se tivesse de o largar!

É a partir da amnésia de Stella ou Edna que vamos recuando no tempo e sabendo mais da vida desta americana que desconhece o seu passado e o procura desesperadamente. Que esconderá? Onde pertence? Fugirá de alguma coisa ou de alguém?

Ao centrar-nos na história de Stella, Anita Shreve descreve-nos também os horrores na Primeira Grande Guerra, dos imensos feridos tanto física como psicologicamente engolidos pelas calamidades da guerra, do papel dos condutores das ambulâncias que atravessavam as zonas de guerra para irem buscar feridos, dos médicos e enfermeiros que exaustos não tinham mãos a medir, dos traumas de guerra vividos por aqueles que viram mais do que os seus olhos poderiam suportar.

Creio que o que torna este romance tão empolgante é a sua verosimilhança com a realidade. A história podia muito bem ter acontecido. Recomendo!

Terminado em 6 de Julho de 2014

Estrelas: 5*

Sinopse

Neste envolvente drama, Anita Shreve tece uma apaixonante história acerca do amor e da memória, tendo como pano de fundo uma guerra que devastou milhões de civis e deixou sequelas em todos aqueles que testemunharam os seus horrores. Um romance histórico inesquecível, sério e surpreendente.
França, 1916. Uma mulher acorda na cama de um hospital de campanha em Marne, sem qualquer recordação do seu passado ou de como ali chegara.
Identificou-se como Stella, mas sente que esse não é o seu verdadeiro nome. De repente, uma palavra incita-a a agir e Stella parte para Londres, onde espera encontrar algumas respostas e abrir as portas para o seu passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário