Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 11 de junho de 2014

"Sou um Clandestino" de Susanna Tamaro

Quem não ouviu falar (ou leu) Susanna Tamaro? "Vai onde te leva o coração" é um livro que nao se esquece, mesmo que o tenhamos lido já há muito tempo. Talvez por isso e pela recordação que me deixou, ache que este livro ficou aquém das minhas expectativas. Não que não se leia muito bem, não é por isso.

Mas ao saber que este foi o seu primeiro romance, consigo dar-lhe um valor acrescido, sem dúvida! Foi o começo de uma escrita com características muito próprias, marcada por temas sobre as nossas escolhas, os nossos traumas, as decisões que tomamos e suas consequências, o nosso "eu" face aos outros.

O personagem principal, o narrador, um jovem que não chegamos a conhecer o nome, faz uma viagem. Parte de Roma de autocarro até Illmitz, na Áustria. Busca as suas raízes mas busca-se a si próprio, sobretudo. O seu passado, a sua infância, a morte da mãe e da irmã, os seus amigos de infância, os seus pesadelos, a sua namorada, os seus "eus" interiores, tudo lhe vem ao pensamento e sobre tudo faz uma análise. Uma retrospecção à sua vida, às suas angústias. À sua solidão.

Terminado em 9 de Junho de 2014

Estrelas: 4*

Sinopse

O protagonista deste livro é um jovem de vinte e cinco anos que decide empreender uma viagem a Illmitz, uma pequena cidade numa região remota da Áustria onde a sua família vivera antes de se mudar para Itália. É uma viagem em busca das suas raízes - mas sobretudo em busca de um sentido para a sua inquietação, para a sua fragilidade. Com ele viajam também os seus fantasmas: Agnese, a irmã que morreu ainda criança; Andrea, o amigo de infância; a mãe, falecida também prematuramente. E há ainda Cecilia, a namorada. Dotada de uma sensualidade exuberante e de uma vitalidade instintiva, Cecilia é tudo aquilo que o protagonista não é. E é com essa imagem tão diferente de si próprio que ele vai ter de se reconciliar…

1 comentário:

  1. Tenho bastante curiosidade em ler este livro! Quero ver como se estreou a Tamaro!!
    Beijoca
    Teresa Carvalho

    ResponderEliminar