Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 13 de maio de 2014

"O Mundo Invisível" de Shamim Sarif

Há capas que não nos atraem à primeira vista mas que querem dizem tanto! Esta foi uma delas. O livro foi-me recomendado por uma amiga. Nunca tinha ouvido falar dele e se o tivesse visto ter-me-ia passado completamente despercebido! E o que perderia, se assim tivesse acontecido!


Achei esta leitura fantástica! Arredores de Pretória, África do sul, 1952, em pleno apartheid. O que dizer? Tocou-me muitíssimo a forma como a autora apresentou esta história de amor impossível, a delicadeza com que o fez, conseguindo, no entanto, mostrar de uma forma dura como o preconceito pode ter condicionado tantas vidas!

Não se trata, somente, de nos colocar a par do amor de Amina e de Miriam, duas mulheres indianas que começaram a sentir um carinho mais profundo uma pela outra numa sociedade onde, quer pelas leis em vigor, quer pela mentalidade de sua religião isso era impensável.... Somos, também, confrontados com as histórias de outras personagens e pela mistura de temas tão controversos como o racismo, a homossexualidade, as tradições familiares e religiosas, a discriminação sexual.

A vontade e o desejo de algumas mulheres de impor e lutar pelos seus direitos num regime como o apartheid marcou certamente a História da África do Sul. A autora, com raízes na África do Sul e na Ásia, soube com mestria captar os sentimentos de quem se sentiu tantas vezes frustado, inseguro e dominado por leis e mentalidades tacanhas e demasiado pequenas.

O final fica em aberto. Compreendo, contudo, que muito provavelmente a autora o quis deixar em suspenso para que o leitor possa direcioná-lo para onde mais desejar. Para mim, soube-me a pouco.

Talvez mais 200 páginas?

Um livro para ter em casa. Recomendo!

Terminado em 10 de Maio de 2014

Estrelas: 5*+

1 comentário: