Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 10 de março de 2014

"Os Anjos Morrem das Nossas Feridas" de Yasmina khadra

Desta vez fui viajar pela Argélia e conhecer um pouco da vida de Turambo, um jovem árabe que conseguiu, através do pugilismo, fugir a uma vida de miséria e alcançar sucesso e riqueza. Mas a sua queda, de um mundo que ele não comandava, ditou-lhe, abruptamente, um destino miserável e solitário.

Se a sua ambição fê-lo vencer obstáculos enormes, o seu coração ditou a sua queda. Quis ser dono do seu destino mas, rodeado de gentes a quem a riqueza está acima de tudo, até da amizade de longos anos, Turambo aprende que a ambição dos seus amigos não tem limites.

Esta personagem, por todas as vicissitudes que passa, é, para nós leitores, alguém que nos toca muito rapidamente. A sua infância dura, os costumes do seu povo que tenta aceitar e respeitar, a sua vontade de ultrapassar os obstáculos e viver uma vida melhor, colocam-no de imediato do "nosso" lado. O seu desejo de amar e ser amado percorre a sua vida e dita-lhe os movimentos. E a sua sorte, também!

Gostei da forma simples mas dura como o autor, na voz de Turambo, nos conta esta história. Ao começarmos a ler temos uma visão do final do livro (ou do pensamos ser o final dele) mas isso em nada afecta a nossa vontade de querer saber como se chegou até aí... E somos surpreendidos pelo enredo, que, aliás, achamos de todo verosímil, e também pela conclusão desta história.

Um livro forte, uma história triste, marcada pela esperança mas também pelo preconceito racial, palavras belas e sábias, a fragilidade da condição humana. A ler, sem dúvida!

Terminado em 6 de Março de 2014

Estrelas: 5*

Sinopse

Através de uma extraordinária evocação da Argélia de entre guerras, Yasmina Khadra apresenta, mais do que uma educação sentimental, o percurso obstinado de ascensão e queda de um jovem prodígio, adorado pelas multidões, fiel aos seus princípios, e que apenas queria ser senhor do seu destino.

1 comentário:

  1. Olá Cris,

    também gostei muito deste livro. É acima de tudo, um livro poderoso, uma escrita forte e surpreendente.

    O meu comentário http://abibliotecadajoao.blogspot.pt/search/label/Yasmina%20Khadra

    Beijinhos!

    ResponderEliminar