Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 1 de julho de 2013

"O Meu Ano Mágico" de Nina Sankovitch

Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 284
Editor: Casa das Letras
ISBN: 9789724621661

Ao pegar neste livro o meu olhar fixou-se rapidamente na frase que está na sua capa: "Seria capaz de ler um livro por dia durante um ano?" Quem não pensou já que seria, talvez, a única forma de acabar com a pilha que vai aumentando sem cessar dos "to read"? Fiquei intrigada e, mal pude, peguei neste livro. Saber que se tratava de uma história verídica também ajudou. Mas a forma como a sinopse apresenta o livro faz pensar que a causa e o objectivo desta ideia é algo de supérfluo. Nada de mais errado!

A sinopse é algo redutora pois só lendo é que se percebe bem o motivo que levou esta escritora a fazer uma pausa diária e a pegar num livro. Oriunda de uma família amante de livros, foi a perda de um membro próximo que despoletou esta maratona. A morte inesperada e precoce de sua irmã aos 46 anos levou-a a querer viver a sua vida e a dela, abarcando projectos em cima de projectos, não fazendo o luto devido, não tendo pausas para refletir.

Até que, ao pegar num livro, conseguiu evadir-se completamente (sensação conhecida por todos os amantes de livros!) e esquecer um pouco o seu sofrimento. E propôs-se abarcar esse projecto para fazer uma pausa na sua vida.

O livro transforma-se aqui num verdadeiro tesouro! Acreditem que vão sentir necessidade de ter um lápis aquando desta leitura pois as citações, os títulos e autores são tantos que precisamos marcar aqueles que mais nos tocam. Eu não o fiz desde o início e bem arrependida estou!

A autora conta-nos a sua história e a da sua família. Uma família unida por um imenso amor aos livros e à leitura! Todos os membros, o que me maravilhou. E com as leituras que vai fazendo aprende a olhar para o passado e a dar importância às recordações. Como eles a ajudam a recuperar da tristeza avassaladora que sentia. Como os personagens, quase todos, comunicam com ela e lhe transmitem força.

No final temos a lista dos livros lidos para podermos à vontade matar a nossa curiosidade! Um livro mágico este! Porque o amor pelos livros é uma constante. Porque sentimos a transformação da autora e acompanhamos o seu crescimento e como os livros a ajudam a fazer o luto e a avançar com a sua vida. A viver.

Recomendo.

Terminado em 26 de Junho de 2013

Estrelas: 4*+

Sinopse

Um desafio: ler um livro por dia durante um ano. Aceita?
Foi essa a promessa que Nina Sankovitch fez a si própria. Após perder a irmã mais velha, e embora precisasse de cuidar dos quatro filhos e lidar com os percalços do quotidiano de uma grande família, Nina estabeleceu uma meta para si própria: ler um livro por dia, durante um ano inteiro. Nesse verdadeiro sonho literário, Nina descobrirá que esse ano de leitura mágica mudará tudo ao seu redor e que os livros são uma ótima terapia.
Tolstoi e a Cadeira Púrpura conta também a história da família Sankovitch: o pai de Nina, que escapou da morte por um triz na Bielo- Rússia durante a Segunda Guerra Mundial; os quatro filhos traquinas, que lhe recomendavam livros ao mesmo tempo que a ajudavam nas lides domésticas; e Anne-Marie, a sua irmã mais velha e a sua verdadeira fonte de inspiração, com quem Nina compartilhou os prazeres da leitura, mesmo nos seus últimos momentos de vida. Os livros são o alimento da alma e vão mudar uma vida.

1 comentário:

  1. Lembro dessa moça, ela tinha um blog e publicava diariamente uma foto lendo o livro do dia. Fiquei com vontade de ler esse livro dela!

    ResponderEliminar