Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

quinta-feira, 11 de julho de 2013

"A Última Fugitiva" de Tracy Chevalier

Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 288
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722350860

Gosto de uma leitura que me obrigue a sair do meu comodismo e pesquisar sobre determinado tema! Gosto de fechar as páginas de um livro e sentir que aprendi com os personagens e que estive lá nesse mundo com eles. Durante alguns dias vivi em Ohio, na década de 1850. Achei pouco! Queria ter lá estado mais tempo, queria que o livro fosse maior, que as personagens vivessem mais peripécias para poder vivê-las também.

Numa comunidade rural de Quakers na América e para a qual emigrou com sua irmã, Honor Bright é confrontada com uma realidade bem diferente daquela que vivia em Inglaterra. Os seus valores, as suas convicções são postas em causa mesmo quando partilha a sua vida com pessoas da mesma religião.

Perante a escravatura, base da economia americana, Honor vê-se dividida, por um lado, entre aquilo que considera correcto e que os Quakers ingleses moralmente apoiam - o abolicionismo - e, por outro, a obediência à lei americana que punia com severidade quem ousasse ajudar a fuga de escravos e a família do seu marido.

Bem escrito, a trama intensifica-se sempre num crescendo de suspence. Os costumes, as linhas de conduta, as paisagens inóspitas tão bem descritas, a vida dura de quem tem uma terra para desbravar, tudo nos leva a abraçar esta leitura com interesse e satisfação. Honor toma partido pelo que lhe dita a sua conciência, impondo a sua vontade e ajudando muitos escravos em fuga. Em direcção à liberdade. Conquistando com isso a sua liberdade também!

Gostei e recomendo! Uma viagem a outros tempos!

Terminado em 7 de Julho de 2013

Estrelas: 5*

Sinopse

A Última Fugitiva é um romance vibrante sobre os tempos que antecederam a guerra civil norte-americana e a abolição da escravatura. Passa-se no Ohio rural, na década de 1850. Honor Bright é uma jovem quaker de Dorset que parte para a América em busca de uma nova vida. Cedo toma contacto com o Underground Railroad, um movimento de pessoas que ajudam os escravos negros a fugir para norte em busca da liberdade, uma causa a que os quakers eram muito sensíveis. Tracy Chevalier entretece com entusiasmo e beleza a história dos quakers pioneiros e a dos escravos fugitivos, revelando o espírito e a coragem de homens e mulheres comuns que tentaram fazer a diferença, desafiando até as suas próprias convicções mais profundas.

Para mais informações veja Editorial Presença aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário