Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 3 de junho de 2013

"O Fim da Inocência II" de Francisco Salgueiro


Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 292
Editor: Oficina do Livro
ISBN: 9789897410529


Precisei de alguns dias para digerir esta leitura. Intensa! Muito intensa.

Se por um lado queria que ela fosse apenas ficção, por outro sabia que era um mundo que existia, que existe, aliás. Um mundo que está para além de toda a compreensão e de toda a imaginação que possa ter. Quero falar-vos dele mas não encontro palavras...

Por falar em palavras preparem-se, pais, para descobrir um mundo de palavras totalmente novo mas nada agradáveis. Não porque me fira os ouvidos mas porque está ligado a um mundo que desconheço, da droga e da prostituição e dos perigos das redes sociais. E porque elas implicam dependência e mesmo morte.

Queremos sempre pensar que os nossos filhos são diferentes. Não consigo deixar de pensar assim. O que é certo é que os pais de Gonçalo também o pensavam. Enganaram-se! Faço figas para que não me engane também. Os valores que tentamos passar, transmitir, devem servir-lhes para alguma coisa. Pelo menos para dizer "não"! O que é certo e que é mais ou menos do senso comum é que, em grupo, torna-se mais difícil impor uma vontade, uma decisão pessoal e é preciso muita força de carácter para o fazer. O medo de uma possível exclusão do grupo condiciona os adolescentes e influencia as suas decisões.

Mas para além de nos alertar para os perigos que as redes sociais podem constituir, fiquei em estado de alerta para a existência de algumas pessoas (cotas como eu...) que, talvez por não terem vivido a adolescência na sua devida época, o queiram fazer fora dela, desviando jovens  que estão ainda em formação... Horrorizou-me!

De qualquer das formas este livro é um abrir de olhos, um alerta para pais e filhos para os perigos que surgem com atitudes mais ou menos inocentes que se tomam, às vezes, impensadamente. Atitudes dos filhos mas também dos pais.

Um leitura obrigatória!

Terminado em 26 de Maio de 2013.

Estrelas: 5*

Sinopse

Com boas notas, e a estudar num dos melhores colégios de Lisboa, Gonçalo é o filho que todos os pais gostariam de ter.
Desde cedo, ele e o grupo de amigos são bombardeados com imagens sexuais em filmes, séries, videoclips, anúncios e celebridades levando a uma erotização precoce. A ausência de educação sexual por parte dos pais e colégio leva-os a investigar o extenso mundo da pornografia na internet.
Em simultâneo, a sua impreparação para lidarem com as redes sociais leva-os a serem participantes e vítimas na busca vertiginosa de likes para ultrapassarem a mítica marca dos 1000 amigos. Eles apenas pensam nos desafios e nunca nas consequências. As drogas legais, o sexting, a masturbação online com estranhos, serem paparazzi da vida uns dos outros e a prostituição com mulheres mais velhas fazem parte do seu estilo de vida, onde o futuro não existe, apenas o logo à noite.
Depois do best-seller que abalou a sociedade portuguesa, Francisco Salgueiro regressa com uma nova história sobre os adolescentes portugueses do século 21.

Sem comentários:

Enviar um comentário