Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 10 de junho de 2013

"E as Montanhas Ecoaram" de Khaled Hosseini

Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 392
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722350587

Quem já leu os livros anteriores deste escritor sabe que a sua escrita aliada aos assuntos que escolhe nos prendem e cativam de imediato.

Este é um livro com várias longas histórias, vividas por várias personagens mas centradas, todas elas, numa só. Dois irmãos, Abdullah e Pari, com uma ligação muito forte entre si são separados em meninos.

A acção passa-se no Afeganistão, numa aldeia como tantas outras, desta feita fictícia, Shadbagh e na capital, Cabul.

Lembrei-me de um puzzle enquanto lia mas aqui, as peças encaixam automaticamente por longas partes. Primeiro o rebordo, tal como deve ser, constituído pela história central, depois as que se vão cruzando com as vidas destes dois irmãos. Todas elas espelham como o autor é um bom contador e inventor de histórias, de vidas. No final, as últimas peças são colocadas mas a vida trás desencontros que nem a história de um livro pode e deve colmatar. Os anos decorrem implacáveis e os encontros nem sempre são possíveis, pelo menos da forma como os desejaríamos. A esperança, essa sim, permanece!

Composto por múltiplos narradores, as várias histórias poderiam constituir vários livros em separado e todas elas nos prenderiam. Porém, um ligeiro fio condutor relembra-nos a história dos dois irmãos que a vida (ou a vontade dos homens) separou. No fim, o encontro possível...

Recomendo!

Terminado em 4 de Junho de 2013

Estrelas: 4*+

Sinopse

1952. Em Shadbagh, uma pequena aldeia no Afeganistão, Saboor é um pai que um dia se vê obrigado a tomar uma das decisões mais difíceis da sua vida: vender a filha mais nova, Pari, a um casal abastado em Cabul e assim poder continuar a sustentar a restante família. A separação é particularmente devastadora para Abdullah, o irmão mais velho que cuidou de Pari desde a morte da mãe de ambos. Nenhum dos dois imaginava que aquela viagem até à capital iria instalar um vazio nas suas vidas que seria capaz de atravessar décadas e quilómetros e condicionar os seus destinos... Neste seu terceiro romance, Khaled Hosseini traz-nos uma belíssima e comovente saga familiar que reflete sobre como os laços que nos unem sobrevivem aos obstáculos que a vida nos impõe.


Para mais informações consulte o site da Editorial Presença aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário