Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 20 de maio de 2013

"Uma Promessa de Felicidade" de Anita Shreve

Edição/reimpressão:2013
Páginas:272
Editor:Porto Editora
ISBN:978-972-0-04551-5 
Idioma:Português


África tem para mim um sabor especial e os livros que, de alguma forma, têm esse continente dentro das suas páginas, encerram um mistério a que não consigo ficar indiferente!

Anita Shreve conta-nos uma história, que não fora a sua contextualizão, poderia ser simples e banal. É na cidade de Nairobi/Quénia e nalgumas outras paisagens africanas que decorre o enredo deste livro. Um casal decide ir viver para essa cidade, deparando-se com aspectos típicos de um país onde a inexistência de liberdade é fortemente acompanhada de repressão e por costumes que há muito não são bem aceites nas ditas sociedades civilizadas...

A acrescentar a isto, estão muitos factores narrados por esta escritora, que nos revoltam o estômago e nos prendem a atenção. Exemplo disso são os direitos muitas vezes inexistentes das mulheres africanas, da sua subjugação ao homem aceitando sem reservas que o seu papel na sociedade é diferente e inferior; o assassinato de jovens estudante que foi escrupulosamente escondido para que não se soubesse; a vergonha sentida por uma nativa quando foi barbaramente violada, como se tivesse tido culpa do sucedido...

Paralelamente Anita Shreve revela-nos um outro lado desse continente onde a cor e os odores são uma constante e marcam a população, sempre de sorriso na face. Uma beleza descrita nas paisagens com as suas cores fortes e garridas e também na simpatia das gente locais.

Achei que as descrições dos lugares correctamente integradas na história, enriquecendo-a positivamente e, com isso, enriquecendo-nos também. Para saber contextualizar correctamente uma história que nos prende aos cenários deslumbrantes, empregando uma terminologia fluida e de fácil leitura, é necessário conhecer bem os sítios e lugares descritos. Vivê-los! Não sei se a autora viveu ou conheceu o Quénia mas consegue fazer-nos visitá-lo. Literalmente. Achei esse factor muito positivo.

Um livro de cores quentes e de personagens de sorrisos fáceis, que nos transporta facilmente a outros lugares. Gostei desta leitura que se faz rápida.

Terminada em 17 de Maio de 2013

Estrelas:4*+

Sinopse

Margaret e Patrick estão casados há apenas alguns meses quando decidem partir para o Quénia, convencidos de que irão viver uma grande aventura em África. No entanto, Margaret depressa se apercebe de que não conhece os costumes complexos do seu novo lar e tão-pouco o homem que tem ao seu lado.
Quando, certo dia, um casal inglês os convida para escalar o monte Quénia, eles aceitam, entusiasmados, o desafio. Porém, durante a árdua subida, ocorre um terrível acidente e, no rescaldo da tragédia, Margaret ver-se-á enredada numa teia de dúvidas sobre o que se passou realmente na montanha. Estes acontecimentos, que a irão afetar profundamente, terão consequências indeléveis no seu casamento.
Uma Promessa de Felicidade retrata-nos a relação de um casal, o impacto definitivo da tragédia e a natureza esquiva do perdão. Com uma linguagem soberba e uma enorme profundidade, Anita Shreve conduz-nos pelas paisagens exóticas de África, numa viagem até ao interior de nós mesmos.

Sem comentários:

Enviar um comentário