Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

quinta-feira, 2 de maio de 2013

"Grita" de Laurie Halse Anderson

Edição/reimpressão:2012
Páginas:176
Editor:Edições Asa
ISBN:9789892316833

Quando comecei a ler as primeiras páginas pensei que este livro se destinaria fundamentalmente a um público mais jovem mas rapidamente mudei de opinião!

O título é perfeito para o alerta que esta obra pretende transmitir. O narrador é uma jovem adolescente e, tal como o livro anterior desta autora, conseguimos explorar o seu interior, os seus pensamentos, os seus medos. A sua vontade de gritar, de contar o que lhe aconteceu, é grande mas, inversamente ao pretendido, ela vai-se calando, isolando, sentindo-se marginal e marginalizada na escola onde anda. O isolamento a que se obriga vai aumentando diariamente e quase deixa de falar. Quem a ouviria?

Gostei muito desta leitura que se faz numa tarde. Ficamos alerta para os problemas desta jovem, que são os de muitos jovens que podem viver ao nosso lado, e depressa nos colocamos na pele de Melinda.

É um livro para todos os educadores. Para todos os jovens também. Para todos aqueles que têm algo por que gritar mas não o conseguem fazer! Creio que a autora conseguiu chegar bem dentro da personagem e captar com muito realismo tanto o seu sofrimento como as relações familiares aparentemente banais e frequentes da sua família. Uma família que estava atenta às suas notas escolares, cada vez mais baixas, mas desatenta ao que as provocava e ao progressivo isolamento que Melissa se impunha, alimentado também pelo afastamento das suas amigas íntimas.

O seu interesse pelas Artes fê-la sair do seu mutismo e é com satisfação que assistimos ao seu florescer. Recomendo!

Terminado em 27 de Abril de 2013

Estrelas: 4*+

Sinopse

Melinda Sordino é a pessoa mais odiada no Liceu de Merryweather. No final do verão chamou a policia, acabando com uma festa e colocando um sarilhos alguns dos finalistas mais populares da escola. Melinda tem um segredo que guarda bem fundo, dentro de si, e que não pode contar a ninguém. Mas Melinda está a ser corroída pelo que aconteceu, e o mundo de reclusão que construiu para si ameaça ruir a qualquer momento.

4 comentários:

  1. Fiquei curiosa com o livro... vou ver se o encontro :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Um dos melhores livros que já li... <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há livros que nos marcam, nao é? Boas leituras!

      Eliminar