Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 7 de maio de 2013

A Convidada Escolhe... "Os Filhos do Zip Zip";

"O género que mais aprecio é o romance mas, de que quando em quando experiência outras leituras como é o caso do último. Narrativa baseada em investigação que retrata uma época da sociedade portuguesa, nomeadamente a década de setenta (de 1968 a 1974).
Recentemente duas séries televisivas demonstraram o interesse que temos com o passado recente. Uma geração de diferença - a dos meus pais e a minha. E tanto para comparar.

Em convívio social já recordávamos a nossa infância e estabelecíamos paralelismos entre o que foi e o que é, e divertiamo-nos com a reação dos nossos filhos que nem crêem no que relatamos. Este livro fundamenta todos esses argumentos. As estatísticas assombram-nos. Mas, mais do que isso, permite recordar episódios esquecidos ou desvanecidos pelo tempo e que, ora divertidos, ora nostálgicos, refletimos.

Como referi, é um retrato de época da sociedade demográficamente jovem, em crescimento económico, numa ditadura com Marcelo Caetano, rígido, e que sustentava as guerras em África para manter as colónias. Emigração para países como Alemanha e França e êxodo rural para as periferias de Lisboa e toda uma mudança de hábitos do quotidiano e mentalidades.

Não é necessariamente um livro para ler compulsivamente porque os capítulos por temas podem ser lidos pausadamente. Livro de mesa-de-cabeceira. Porque recordar é viver, muitos poderão e deverão ler este livro."

Vera Sopa

Sem comentários:

Enviar um comentário