Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

domingo, 21 de abril de 2013

Ao Domingo com... Helder Palhas


Quando nasci em Setúbal pelo dia 26 de Maio de 1972 não poderia ter ideia de nada, devo apenas ter chorado e começado a ter as primeiras noções deste mundo.

Mas mais tarde, no despontar da noção da minha real existência e de um futuro a planear,
não me passariam pela ideia várias coisas. Três delas resultam neste texto…. Uma viagem a um local “irreal” e a consequência que foi o livro “Athos – Viagem dentro de um peregrino”.
Apenas possível por viver de momento em Sófia, capital da Bulgária.

Foi tardiamente que comecei a viajar. Na primeira parte da minha vida, limitei-me a “viajar” através dos livros, uma paixão que tive desde novo. Geograficamente vivia “enclausurado” no espaço em vários sentidos.
Estudei em regime interno nos Pupilos do Exército e até á idade adulta apenas me tinha deslocado a Espanha.

O ponto de viragem começou com os Estudos na Irlanda pelo programa Erasmus.  Pouco depois a entrada nos quadros de uma multinacional abriram-me o mundo e já tive a oportunidade de visitar todos os continentes habitados.

De todas as viagens ficam memórias, histórias para contar e recordar. A primeira vez na Escandinávia, em África, o encanto na diferença do Japão ou o exótico da Austrália. Todas as experiências contribuem para nos tornarmos diferentes com a esperança que seja para melhor.

Dia 1 de Junho de 2012 iniciava uma viagem diferente. Programada com antecedência e praticamente fruto do acaso continuava a ser um salto no desconhecido, o planeamento possível e feito era o mínimo.

Ia “Mount Athos”, uma península grega com estatuto especial e que é um reduto ortodoxo.
Apesar de estar inserido no território europeu tem um regime “político” monástico, não faz parte de Schengan, sendo necessária uma autorização especial com números diários restritos de 10 para não ortodoxos.
Ainda se rege pelo calendário Juliano, a hora bizantina e está interdito a mulheres.
Mantém as tradições ortodoxas na península e nos seus 20 Mosteiros das várias nacionalidades onde a Igreja Ortodoxa existe. Mantém-se fiel a esses princípios fazem mais de 1000 anos!
A fronteira terrestre é inacessível e a entrada apenas é feira de barco… uma “ilha” em vários sentidos.

As experiências ai vividas juntamente com o isolamento sentido durante os 5 dias de viagem forçaram-me a passar para texto as observações e pensamentos decorridos.
Escrito na forma de relato de viagem com partes autobiográficas tinha como intuito apenas um registo próprio, mas o que havia para descrever era demasiado… o texto cresceu e a vontade de partilhar aumentou.

A partilha do texto inicial, por capítulos, no Facebook e os respectivos comentários de incentivo levaram-me a enviar a obra para consideração da Editora Chiado e assim nasceu um livro.

Um texto escrito de forma simples e sem preocupações de vir a ter um público, quase um “reality show” em forma de livro, sem filtros.
Possivelmente nunca teria tido coragem de o escrever se soubesse que iria a prelo e nem sei como ficaria o texto com essa preocupação em mente.

Mais que um livro pretendo partilhar a experiência para quem possa querer “embarcar” no mesmo destino, numa viagem no tempo e no interior de nós mesmos. Dai o título… a viagem não foi apenas no território que serve de pano de fundo mas dentro de mim mesmo, um peregrino no verdadeiro sentido da palavra.
Ainda que o livro não tenha um cunho religioso a viagem de introspecção que todos fazemos nessas ocasiões acaba por ser espiritual.

Tão pouco vem levantar o véu sobre os segredos de tão singelo local mas fornece alguns pormenores que ajudam a perceber algumas coisas, em especial a logística necessária para lá ir. Não existe ai praticamente nada para além de natureza e mosteiros e ficamos dependentes das refeições e dormidas oferecidas pelos monges.

Para quem tenha Facebook convido desde já a ler parte de um capítulo em que descrevo o dia que subi ao topo da montanha que dá nome à península:
http://www.facebook.com/notes/athos-viagem-dentro-de-um-peregrino-por-helder-palhas/capítulo-3-athos-viagem-dentro-de-um-pergrino-isbn-9789896978808/176351989180232

Convido ainda a ver as fotos a cores que no livro estão a Preto & Branco:
http://www.facebook.com/notes/athos-viagem-dentro-de-um-peregrino-por-helder-palhas/fotos-a-cores-dos-capítulos-do-livro/155970817885016

Outras informações:

Página do livro no FB: www.facebook.com/AthosViagemDentroDeUmPeregrino

Algumas entrevistas na Rádio:
RDP Internacional http://youtu.be/K8mXuGTqPbo
Antena 1 http://youtu.be/a3wWkDPygvk

Exemplos de onde comprar:
Portugal: http://www.bertrand.pt/ficha/athos?id=14662833
Brasil: http://www.solivros.com.br/product_info.php?products_id=6898
Versão Ebook :http://www.kobobooks.pt/ebook/Athos-Viagem-dentro-um-peregrino/book-MbwIi5K5Dk-F7_fgogV6IA/page1.html?s=CJHdUH2nN0y5BBO0yoAoWw&r=1Helder Palhas


Helder Palhas
helder.palhas@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário