Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 8 de abril de 2013

A Herdade de Jane Smiley



Edição/reimpressão:
 

Páginas:
 
448

Editor:
 
Livraria Civilização Editora

ISBN:
 
9789722634793


Há livros que entram na nossa vida como um turbilhão, a sua leitura faz-se velozmente e é também rapidamente que nos apaixonamos pela sua história. Outros penetram-nos devagarinho e é lentamente que vamos saboreando a sua história. Foi o caso deste livro!

A sinopse intrigou-me e instigou-me a lê-lo. É pela voz de Ginny que vamos tomando conhecimento do enredo e a história da sua família vai-nos sendo apresentada. Gostamos de imediato desta personagem. Íntegra, recta. Já do seu pai não podemos dizer o mesmo... E, bem devagar, tomamos conhecimento dos segredos que os envolvem, das coisa que ficam por dizer, dos sentimentos mais profundos que envolvem esta família. E de repente a revolta da personagem principal é tal, face aos segredos que descobre, que o seu comportamento interior sofre uma mudança tão profunda e radical que somos surpreendidos pelos seus actos de uma grande crueza. Mas a nossa empatia perante esta personagem mantem-se porque ela já nos conquistou definitivamente!

Uma leitura que se quer pausada e reflexiva para absorvermos bem tanto as descrições do modo de viver da época como a espectacular caracterização dos personagens que sendo de tal forma intensa leva-nos a julgar conhecer em profundidade o seu interior mais recôndito, os seus pensamentos e desejos mais profundos.

Quando pensamos que esta vai ser uma leitura morna, sem grandes altos e baixos,  compreendemos  que estamos presos às descrições feitas por Ginny e o conteúdo verosimel do enredo torna esta narrativa uma boa aposta.

Terminado em 31 de Março de 2013

Estrelas: 4+

Sinopse


O romance A Herdade, best-seller vencedor do prémio Pulitzer, foi escrito por uma das maiores romancistas americanas da atualidade. A propriedade de Larry Cook é a maior de Zebulon County, Iowa, e um reflexo do seu trabalho e perseverança. De um momento para o outro, Larry, um homem orgulhoso e possessivo, decide reformar-se e doar a propriedade às suas três filhas, numa atitude pouco típica do seu temperamento. Ginny e Rose, as filhas mais velhas, ficam surpreendidas com a atitude do pai mas ansiosas por aceitar. Caroline, a mais nova, tem algumas dúvidas e, de imediato, o pai exclui-a. Em A Herdade, Jane Smiley transpõe a história de O Rei Lear para a atualidade e, ao fazer isso, lança uma nova luz sobre o original de Shakespeare ao mesmo tempo que o transforma de forma subtil. Este romance surpreendente foi galardoado com os dois prémios literários mais prestigiados da América, o Prémio Pulitzer para ficção e o National Book Critics’ Circle Award.

1 comentário:

  1. Acabei agora de ler este livro e adorei, concordando totalmente com o seu comentário. É um livro que exige a nossa atenção e que surpreende pela atualidade dos aspetos narrados.

    ResponderEliminar