Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 26 de março de 2013

Os Guerreiros do Arco-Iris de Andrea Hirata


Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 280
Editor: Editorial Presença
ISBN: 9789722350327

O convite para leitura deste livro veio acompanhado com uma surpresa muito, mas muito agradável: uma conversa com o autor, no Bar Procópio, no fim da tarde de dia 25. 

Ler o livro tornou-se uma prioridade e passei-o à frente da pilha infinita que possuo. Fiz bem, muito bem mesmo! 

É um livro especial este! Nota máxima! Pelo conteúdo verídico, pela escrita do autor tão simples mas tão cativante, pela forma como nos faz reflectir na inocência e na força de um grupo de crianças com vontade de aprender e de sonhar sempre mais, pela força de carácter de dois professores que nada possuindo, nem uma simples remuneração ou sequer um local condigno para ensinar, não desistiram nunca de incutir nos seus alunos, esperança, sonhos e cultura. Contra tudo e contra todos, ensinaram-lhes, (aos "rainbow troops", como se denominavam) que aprender era necessário para poderem realizar os seus sonhos e, sobretudo, que sonhar era-lhes permitido.

Conhecer quem vivenciou uma infância pobre, muito pobre, mas feliz foi realmente um prazer. Todos os presentes ficaram maravilhados pela simplicidade e simpatia do autor, pela sua entrega a uma causa. Sentimos que ele escreve com o coração, com paixão! "Não escrever só o que se sabe mas o que se sente", disse ele.

Mais que uma homenagem à sua professora, este livro é uma celebração da vida, uma inspiração para todos aqueles que querem aprender e não têm condições económicas para tal. Não se pode evitar a tristeza ao lê-lo mas é também um hino à esperança e ao optimismo. Devemos acreditar, podemos sonhar!

Os livros mudam realmente as nossas vidas! Prova disso é o livro tão falado nesta obra, que acompanhou o escritor pela vida fora, e que gostaria de ver traduzido em Portugal, " If only they could talk" de James Herriot. 

Irá este livro mudar a vida de alguém? É certamente o desejo do autor e, depois de o conhecer e ler a sua obra, o meu desejo também. 

Um livro para ser lido dos 7 aos 77, como vulgarmente se diz. Para todos! Recomento vivamente! Aguardo ansiosamente que os outros livros deste autor, que continuam o desenrolar desta história, sejam publicados cá...


 


Terminado em 25 de Março de 2013

Estrelas: 6*

Sinopse

Os Guerreiros do Arco-Íris é o primeiro romance do escritor indonésio Andrea Hirata, que o escreveu como uma homenagem à sua escola, aos seus dois professores e ao grupo de crianças com quem cresceu e partilhou experiências que o marcaram para sempre. A história é contada na primeira pessoa por Ikal, um rapaz que tem seis anos quando o romance abre, e decorre na pequena ilha de Belitong, onde a maioria da população vive em condições de extrema pobreza. Os Guerreiros do Arco-Íris vendeu mais de cinco milhões de cópias na Indonésia, fazendo de Andrea Hirata o escritor mais vendido de sempre no seu país e também o primeiro a alcançar sucesso internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário