Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Palmeiras na Neve de Luz Gabás


Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 32
Editor: Marcador
ISBN: 9789898470584


Tinha ouvido falar deste livro muito positivamente mas nada me tinha preparado para este encontro tão absorvente! Gostei mesmo muito. A autora pegou em factos históricos verídicos que eu desconhecia por completo e criou uma história apaixonante, onde não existe quebra de ritmo e os personagens possuem características semelhantes às pessoas que circulam ao nosso lado.

Guiné e Espanha, país colonizador. Dois espaços temporais separados por cinquenta anos: 1953 e 2003. Quem já viajou até África vai reconhecer as cores, os cheiros e mesmo alguns costumes. Impossível ficar indiferente a este romance pois retrata com veracidade as condições do processo de colonização espanhol em África, mais propriamente na Guiné, e também as relações entre colonizadores e colonizados, seus amores e desamores, suas paixões e vinganças.

Retrato emocionante e verdadeiro de um país africano colonizado e sua história conturbada, de paz e de guerra, de amores e de ódios e retrato de uma família que parte à descoberta e desejo de novas riquezas e se apaixona por um país onde o calor não é só um estado do tempo mas uma condição inerente ao povo nativo. 

Gostei muito e recomendo esta leitura!

Terminado em 23 de Fevereiro de 2013

Estrelas: 5*+

Sinopse


Estamos no ano de 1953 e Kilian abandona a neve da montanha para iniciar com o seu irmão Jacobo, uma viagem apenas de ida para uma terra desconhecida, longínqua e exótica. Nas entranhas deste exuberante e sedutor território, espera-os o seu Pai, um veterano que trabalha na fazenda de Sampaka, o lugar onde se cultiva e tosta um dos melhores cacaus do mundo.
Nessa terra eternamente verde, cálida e voluptuosa, os jovens irmãos descobrem os encantos de uma vida social na colónia em contraste à vida monótona e cinzenta que se vivia na Espanha dos anos cinquenta. Trabalham o cacau com afinco e esforço para conseguir as melhores colheitas, conhecem o significado da amizade, da paixão, do amor, do ódio. Mas um deles irá cruzar uma linha proibida e invisível ao apaixonar-se perdidamente por uma nativa. Esse amor pulsante e urgente, marcado pelas circunstâncias históricas, irá mudar para sempre o rumo das suas vidas e será a origem de um segredo que marcará as suas vidas até ao tempo presente.



Sem comentários:

Enviar um comentário