Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A casa dos Primatas de Sara Gruen


Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 384
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892316246

 Na minha opinião, teria  beneficiado mais desta leitura se tivesse sabido, logo no início, que algumas das experiências relatadas aqui foram "importadas" de alguns factos reais que a autora viveu. Talvez o tivesse lido com outros olhos... mais atentos!

É um livro que os amantes dos animais vão gostar de certeza, muito embora tenhamos conhecimento, através dele, de certas práticas que impressionam devido à sua crueldade.

Confesso que não conhecia esta espécie de símios - os bonobos - nem sequer o quanto eles têm de parecido com o ser humano. Os livros servem para isso mesmo: aprender!

A leitura faz-se ágilmente porque a acção decorre entre duas histórias que são contadas com mestria e nos prendem a atenção. O final não surpreende muito porque esperamos sinceramente que os bonobos tenham o fim merecido, o que acaba por acontecer... mas as 400 páginas são lidas com gosto. 

Terminado em 13 de Janeiro de 2013

Estrelas: 4*

Sinopse:


Sam, Bonzi, Lola, Mbongo, Jelani e Makena não são símios normais.
Estes bonobos, como outros membros da sua espécie, são capazes de raciocinar e de manter relacionamentos intensos. Mas, ao contrário da maioria dos bonobos, também conhecem a linguagem gestual.
Isabel Duncan, investigadora do Laboratório de Pesquisa da Linguagem dos Símios, não compreende as pessoas mas está perfeitamente à vontade com os animais, em especial com os bonobos…
Quando uma explosão abala o laboratório, ferindo gravemente Isabel e «libertando» os símios, a reportagem de interesse humano de John torna-se a reportagem da sua vida, que o fará pôr em risco a carreira e o casamento. É nessa altura que os bonobos desaparecidos são apresentados num reality show televisivo, emitido em circunstâncias misteriosas e capaz de se transformar no maior - e mais improvável - fenómeno da história da moderna comunicação social. Milhões de fãs ficam colados ao ecrã, a verem os símios a encomendar fast food cheia de gordura, a terem relações sexuais por tudo e por nada e a gesticularem a Isabel para os salvar.



Sem comentários:

Enviar um comentário