Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Um beijo em Havana de Michelle Jackson


Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 404
Editor: Quinta Essência
ISBN: 9789897260186

A minha curiosidade em descobrir novos lugares e poder, assim, viajar, levou-me a pegar neste livro. Um romance cheio de momentos cor de rosa, bem feminino, mas com descrições desse país, ainda desconhecido para mim, que é Cuba. 

Embora o enredo nos prenda pois as peripécias das três irmãs surgem em catadupa e não nos deixam ter tempos mortos, o que me levou a gostar ainda mais deste livro foram as descrições dos lugares, os hábitos culturais e a forma como vivem os seus habitantes. Não que não tenha já lido ou ouvido falar de como se vive em Havana, ou em Cuba no geral, mas gostei da forma como a autora integra esses elementos na sua história, no seu romance. O cenário é realmente, um ponto-chave deste livro e está de tal forma descrito que nos apetece pegar um avião e voar para esse país paradisíaco - somente para umas férias, é claro! O enredo decorre entre Havana e Dublin, o que faz contrastar as duas cidades com hábitos culturais tão diferentes.

Temas como o adultério; o cansaço a que anos de casamento sem qualquer comunicação pode levar; o saber ultrapassar a dor da morte e as dúvidas surgidas no casamento; a competição entre irmãs tão diferentes; os conflitos familiares e as posições que cada membro assume perante os outros; os valores diferentes a que cada membro de uma família dá importância embora tenham sido criados e educados pelos mesmos pais; as relações fúteis e momentâneas sem amor; o preço a pagar por actos irrefletidos e decisões impensadas; estão aqui bem presentes e levam-nos a uma leitura rápida e convidativa destas 400 páginas. Gostei! 

Terminado em 17 de Novembro de 2012

Estrelas: 4*+

Sinopse


Emma, Louise e Sophie são irmãs. Talentosas, artísticas e criativas, têm muito em comum, especialmente no que diz respeito a homens. Quando Emma recebe do seu falecido marido pelo correio dois bilhetes para Cuba, fica mais do que surpreendida. Decide levar Sophie, sem perceber que o marido sempre tivera a intenção de a levar com ele. Enquanto as irmãs aproveitam o sol das Caraíbas, Louise reencontra Jack Duggan, o amor do seu passado, o que vai abalar o seu casamento com Donal. Enquanto isso, em Cuba, Emma conhece um sósia de Che Guevara, Felipe, e Sophie conhece Greg, um negociante de arte canadiano. Num cenário paradisíaco de amenas noites tropicais, música cubana e cocktails de rum, as irmãs não fazem ideia de onde um beijo em Havana as vai levar...


Sem comentários:

Enviar um comentário