Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Beleza atormentada de Cecilia Samartin


Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 300
Editor: Vogais
ISBN: 9789896681395

Este livro ter-me-ia passado despercebido não fora a opinião da Vera. A capa faz sentido depois de olharmos para o conteúdo do livro mas as suas cores fortes são um tudo nada agressivas e não se tornam nada atractivas... Às vezes o primeiro olhar não nos leva ao interior mas dele depende uma primeira impressão! E os olhas também comem, não é? Neste caso também leem...

Mas esta história agradou-me deveras! Primeiro pareceu-me um pouco o género da "Cinderela", mas ao fim de algumas páginas fiquei conquistada. Pequenos pormenores que são ou foram reais vieram dar um colorido autêntico a esta história. Estou a falar de algumas marcas de nascença (hemangioma) que podem revelar-se verdadeiros estigmas para quem as possui; da fuga clandestina de pessoas, que em busca de melhores condições de vida, tentam passar a fronteira Mexicana para entrarem nos Estados Unidos da América; a peregrinação que é feita por muitos e denominada "o caminho de Santiago"...

A personagem principal nasce com uma marca de nascença que determina a sua forma de encarar o mundo e os outros. E é a partir daí que a autora mistura ficção com realidade, numa história cheia de imaginação. 

Gostei de não ter acabado como estava à espera.De não ser um conto onde tudo acaba em bem, de haver pormenores que ficaram por esclarecer. Fica um pouco em aberto o final e isso faz com que a nossa imaginação fique a trabalhar, bem depois de termos fechado o livro.

Surpreendeu-me bastante porque, definitivamente, não estava à espera. Não se deve ter ideias preconcebidas, pois não?

Terminado em 23 de Outubro de 2012

Estrelas: 5*

Sinopse


Ainda jovem, Jamilet vê a sua vida mudar quando a mãe morre. Durante anos é apontada e atormentada na sua aldeia natal no México por causa da marca hedionda que tem no corpo. Ela rejeita ficar com a avó, e decide partir para os EUA à procura de alguém que a ajude. É em Los Angeles que Jamilet vai descobrir a beleza do amor e da amizade, ao conhecer Don Peregrino. Nesta história inspiradora, de redenção e amor, que percorre o milenar Caminho de Santiago, Cecilia Samartin, «a sucessora de Isabel Allende», dá-nos uma perspetiva iluminadora do verdadeiro significado da beleza.


1 comentário:

  1. Obrigada Cris. Agrada-me que partilhemos uma opinião favorável sobre este (e outros livros) e que deste modo, consigamos tentar outros a lê-lo.
    Não se deve mesmo ter ideias préconcebidas. Podemos perder excelentes oportunidades. Quando cedemos, descobrimos com surpresa e grato prazer o muito que se revela.

    Bjinhos

    ResponderEliminar