Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Noites de jasmim de Julia Gregson


Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 544
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892319643

Um livro repleto de romance para todos aqueles que gostam de livros onde o amor e a paixão se misturam com episódios da II Guerra. Eu estou aí incluída.

Posso considerar um romance de época pois é-nos retratada toda uma sociedade de 1942, hábitos e costumes adquiridos em época de guerra. Saba, a protagonista feminina da história, luta pelo seu futuro profissional e, mesmo à revelia da sua família, sobretudo do seu pai, torna-se cantora e parte para o Norte de África, ajudando no "esforço de guerra" e cantando para os soldados. A sua vontade e determinação vence num mundo onde os preconceitos em relação à sua profissão ainda imperam.

Julia Gregson soube tornar real esta personagem e o seu "par" amoroso. A sua relação, embora cheia de momentos amorosos, é pautada por dúvidas e discussões que a tornam mais verídica. Tanto Saba como Dom, o jovem piloto seu namorado, desconhecem o dia de amanhã: onde estarão e o que lhes é pedido para fazerem. E esta incerteza, o medo da morte, o contraste entre a fome e a opulência de certos sectores da sociedade estão bem retratados em todo este romance.

O ritmo de leitura intensifica-se a meio do livro. Torna-se quase impossível largá-lo para o final. Um romance que se lê devagar no início mas que se devora no fim!     

Terminado em 16 de Setembro de 2012

Estrelas: 5*

Sinopse


1942. Numa Europa devastada pela guerra, a jovem Saba tem uma vida protegida. Demasiado protegida. Ela anseia por liberdade e é suficientemente obstinada para desafiar as convenções e a própria família e perseguir o seu sonho: cantar. Ao atuar num hospital militar britânico, a jovem conhece Dom, um piloto em convalescença. A atração é imediata mas ambos sabem estar perante um amor condenado. Dom debate-se com o trauma das suas cicatrizes de guerra e está decidido a voltar rapidamente ao combate. Atormentada pelos perigos que o homem que ama está disposto a correr, Saba renuncia aos seus sentimentos e decide partir numa jornada que a levará ao glamour do Cairo e ao calor e opulência de Istambul. Um mundo tumultuoso e decadente de soldados, espiões e agentes duplos. Um mundo onde não há lugar para a inocência e todos buscam mais do que aparentam. Alguns querem apenas desfrutar da sua belíssima voz. Outros, sentir o seu amor. Mas há também quem queira os segredos que só ela, graças ao círculo social em que se move, pode descobrir. 
No turbilhão em que se tornou a sua vida, há algo que se mantém inalterado: as suas memórias dos momentos que passou com Dom. Desde então, o mundo mudou irremediavelmente, mas os seus caminhos voltarão a cruzar-se um dia… e da forma mais inesperada.

1 comentário: