Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Ecos do passado de Danielle Steel


Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 360
Editor: Bertrand Editora
ISBN: 9789722523691

Nunca tinha lido nada de Danielle Steel. É verdade que nunca pensei que lesse... mas algumas amigas recomendaram-me este livro. E nestas coisas de livros - e da vida também - não devemos ter preconceitos! Como tal peguei nele e... gostei! 

O período compreendido nesta história vai da I Guerra Mundial até ao fim da II Guerra, e os personagens principais vão-nos surgindo e alternando conforme o desenvolvimento desta história que abrange um período de tempo muito lato. A pesquisa histórica feita pela autora enriquece de sobremaneira este romance e aspectos que hoje nos parecem um pouco absurdos - como por exemplo o facto de um casamento entre um judeu e um católico ser motivo de separação e conflito entre as famílias - estão bem retratados e correspondem à realidade de então. 

Alturas houve em que senti que a autora dava alguns saltos no tempo que preferia não ter assistido mas compreendo que, se assim não fosse, o livro tornar-se-ia um pouco volumoso demais... 


A leitura intensifica-se quando a "caça" aos judeus se torna uma realidade e nos vamos apercebendo que os horrores da II Guerra estão para vir. A Noite de Cristal, referida nestas páginas fez-me pesquisar um pouco mais sobre os actos de violência que abateram sobre este povo, nessa altura. Gosto muito quando isso acontece porque nunca é demais relembrar.


E embora nalguns personagens se fique sem saber, ao certo, o que lhes aconteceu, isso foi, também, um aspecto que me agradou nesta leitura. Quantas vidas se findaram sem que os seus familiares soubessem o seu destino? O que sofreram, o que lhes aconteceu... Uma incógnita vivida pelos sobreviventes que deve ter sido mais um horror a que foram sujeitos.


Recomendo sobretudo para quem gosta de um romance de época, desta época - e fiquei bastante interessada em ler o livro que esta autora escreveu sobre o seu filho Nick, já falecido.


Terminado em 7 de Junho de 2012


Estrelas: 5*

Sinopse


Num ambiente histórico muito rico, Danielle Steel oferece-nos uma comovente história de amor e guerra, de gestos de lealdade e gestos de traição, das vidas de três gerações de mulheres e dos seus percursos de sobrevivência e luto, ligadas por uma indomável devoção cujos ecos atravessam o tempo. 



O verão de 1915, em plena guerra mundial, foi um tempo simultaneamente de prosperidade e desconforto para a família Wittgenstein. Mas para a filha mais velha, Beata, foi também um despertar, que a obrigou a tomar a decisão mais importante da sua vida, cujos ecos se farão sentir durante longo tempo. Mais tarde, agora durante a Segunda Guerra Mundial, caberá à sua filha procurar o seu lugar entre a família há muito perdida e os seus sonhos para o futuro, um futuro de esperança bem enraizado no solo fértil do passado. 

Com toda a elegância que lhe é característica, Danielle Steel dá vida à História e cria uma narrativa ousada e comovente, de personagens inesquecíveis e imagens de grande beleza. Ecos do Passado transporta-nos para um mundo já desaparecido e tece uma rica tapeçaria do amor de uma mãe, da coragem de uma filha e da fé inabalável que lhes deu força, mesmo nos piores momentos da História.



Sem comentários:

Enviar um comentário