Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

terça-feira, 29 de maio de 2012

A convidada escolhe... A linguagem secreta das flores

Já li. Gostei muitíssimo como podem ver aqui! (Cris)


"Há livros que permanecem na nossa memória por muito tempo e se possível mais tarde voltamos a relê-los e sentimos emoções diferentes. Por opção, gosto de experimentar autores menos conhecidos e romances menos divulgados, para deste modo, ser agradavelmente surpreendida. Assim foi com este romance maravilhoso, que me foi recomendado e que marcou por focar um tema sensível como o da adoção e a longa estadia de crianças e jovens em lares de acolhimento, bem como o encantamento que as flores exercem sobre nós. Efetivamente alteram estados de espírito. Quem nunca se emocionou ou constrangeu perante um lindo ramo de flores oferecido com afeto? Eu adoro receber flores. E frequentemente abrando o meu passo quando vejo uma bela flor ou planta. A beleza no seu natural.

"A Linguagem Secreta das Flores" de Vanessa Diffenbaugh tem em Vitoria Jones a personagem principal. Rebelde e revoltada por abandono e múltiplas rejeições, ela tem um dom e conhecimentos que lhe foram transmitidos pela única mãe que conheceu e que amou. A ligação especial que estabelece com as flores, criando arranjos únicos com combinações extraordinárias que a tornam uma florista solicitada por muitas mulheres que aspiram a encontrar o amor e a harmonia das suas vidas. Contudo, Vitoria está longe de conseguir esse feito na sua vida caótica e sofrida. Uma demanda difícil que entre recordações do passado em que viveu com Elizabeth e o presente com Renata e Grant vai gradualmente superando a dificuldade em tolerar o contato físico e deixar-se amar e acarinhar.

A autora é claramente conhecedora do tema que abordou com mestria e sem apelo a sentimentalismos. Ainda assim deixa um romance marcante e sensível.
Não posso deixar de fazer referência ao significado das flores, ao qual acrescenta um simpático dicionário no termo do livro. É maravilhosa a comunicação que se pode estabelecer através das flores que generosamente oferecemos. Por que não adicionar essa simples informação na nossa cultura geral e passarmos a nossa mensagem assim?"

Vera Sopa

1 comentário:

  1. Obrigada pelo comentário. Não conheço o livro mas fiquei curiosa

    ResponderEliminar