Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Uma melodia inesperada de Jodi Picoult


Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 480
Editor: Livraria Civilização Editora
ISBN: 9789722633840


Quem já leu Jodi Picoult sabe que muitos livros seus abordam temas que são pela sua natureza mais controversos, que nos fazem pensar, reflectir. Aclarar as nossas ideias, assumi-las. Gostei muito deste romance.


Se ficarmos pela sinopse pensamos que ela aborda um só tema. Nada de mais errado! Não se trata só de uma história onde o tema abordado é a homossexualidade... Ela fala-nos da amizade entre dois seres do mesmo sexo, da descoberta do amor, das lutas que têm de travar para que esse amor vença, dos preconceitos a ultrapassar, do alcoolismo, das tendências suicidas sentidas por alguns adolescentes, da infertilidade e do adultério, do poder da música para despertar as pessoas ausentes para a vida, do poder da família e dos laços familiares, eu sei lá! De tanto mais...


Jodi Picoult faz uma coisa que eu gosto: chama pelos nomes o que tem de ser chamado assim, usando uma linguagem crua, real, mas não cruel! E sentimos realmente o que os personagens principais nos descrevem, ouvimos o seu "coração". O livro está escrito a três vozes, alternadas, e a grafia muda consoante o personagem, impedindo-nos de as confundir e (isso é que me cativou!) fazendo-nos mergulhar nos seus sentimentos. Ouvimo-las falar, percebemos onde se movem e o que sentem, embora simpatizemos mais com umas do que com outras.


Uma personagem houve (Lucy) que, achei, merecia mais destaque. Apetecia-me ficar a saber mais sobre ela, muito embora não seja uma personagem principal. Como e se sobreviveu às suas lutas interiores e conflitos... Penso que poderia ser mais trabalhada.


Recomendo! Cinco estrelas!

Terminado em 8 de Abril de 2012

Estrelas: 5*

Sinopse

Zoe Baxter passou dez anos a tentar engravidar e, quando parece que este sonho está prestes a realizar-se, a tragédia destrói o seu mundo. Como consequência da perda e do divórcio, Zoe mergulha na carreira como terapeuta musical. Ao trabalhar com Vanessa, o relacionamento profissional entre as duas transforma-se numa amizade e depois, para surpresa de Zoe, em amor. Quando Zoe começa a pensar de novo em formar família, lembra-se de que ainda há embriões dela e de Max congelados que nunca foram usados.

1 comentário:

  1. Sou uma leitora de luas..é conforme me dá.Este livro foi a minha ultima aquisição,ainda estou a lê-lo.Uma história fantástica que me absorveu por completo. :)

    ResponderEliminar