Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

quarta-feira, 25 de abril de 2012

As novas meninas dos Chocolates de Annie Murray


Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 464
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892317748

Numa conversa com uma amiga falámos de como os títulos empregues podem levar-nos a pegar num livro... ou não! Este título, a meu ver, não consegue abarcar todo o conteúdo deste belíssimo livro. 

Se é certo que a fabrica de chocolates - Cadbury - teve um papel determinante nas vidas de muitas das personagens, já que lhes oferecia muito mais do que um mero emprego, também é verdade que o interior do livro está recheado de tanta informação histórica que me parece redutor apelidar esta obra com este titulo. 

Mas adiante! Estava muito curiosa com este livro que, receava, poderia ficar aquém do primeiro, visto que gostei muito de como a história desse foi integrada em acontecimento históricos verídicos. Mas, para meu agrado, esse factor manteve-se inalterado. Alternando entre cenários passados em Inglaterra e Israel, entre um clima de paz e outro de guerra (1962 a 71), os personagens vão desabrochando aos nossos olhos, mantendo - como referi no meu comentário Nas meninas dos chocolates - um carácter muito humano. Conseguimos penetrar no seu interior da maior parte dos casos e apercebemo-nos das suas contradições e dilemas. Das suas escolhas depende o seu futuro, tal como na vida em si. 

Rico em imaginação, esta obra leva-nos para outras paragens. Uma viagem a não perder! Gostei sinceramente da forma como o romance se integra perfeitamente em acontecimentos históricos mais ou menos recentes e como culturas diferentes se reflectem na personalidade dos personagens, tornando-os mais reais. Recomendo!

Terminado a 23 de Abril de 2012

Estrelas: 5*+

Sinopse


Na sua juventude, Edie, Ruby e Janet partilhavam sonhos enquanto se dedicavam à deliciosa tarefa de fazer chocolates na famosa fábrica Cadbury, em Inglaterra. Duas décadas depois, o mundo está radicalmente diferente e as vidas das amigas também. Agora, a geração seguinte está a crescer e a enfrentar os seus próprios desafios. 

Greta, a filha da temperamental Ruby, é tão bela quanto infeliz. A sua vida familiar foi sempre instável, o que a levou a procurar refúgio junto das suas amigas, na fábrica de chocolates Cadbury, onde também trabalha. Mas tudo vai piorar com o regresso da sua detestável irmã, Maureen. E assim, enquanto Inglaterra vive a euforia da louca década de 1960, Greta precipita-se para um casamento que rapidamente destruirá os seus sonhos românticos. Grávida e sem-abrigo, é acolhida pela maternal Edie e pelo marido, Anatoli. Mas o amor e segurança deste refúgio em breve serão despedaçados por uma tragédia que mudará as suas vidas para sempre… 
Uma heroína inesquecível, uma história de destinos cruzados, segredos antigos… e um amor capaz de mudar tudo.

1 comentário:

  1. Boa tarde.

    Acabei de ler o primeiro livro e estava a ponderar ler o segundo, pois adorei a história, mas li a sinopse do 2 e achei-o muito pesado, quiçá algo rebuscado e triste, mas depois de ver o seu comentário a garantir que é igualmente bom...acho que me vou aventurar sem medo de ficar desiludida, ou de perder o prazer que me deu o 1º!!=) Obrigada. Mafalda

    ResponderEliminar