Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

segunda-feira, 23 de abril de 2012

As meninas dos Chocolates de Annie Murray


Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 496
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892316130

Ouvi várias amigas falarem bem deste livro. Com razão! Gostei muito desta leitura e embrenhei-me nela com facilidade logo nas primeiras páginas. O tema é um dos meus favoritos, aprendemos sempre mais e mais, completando a leitura com buscas na net sobre locais e factos narrados. 

O enredo abarca o começo da II Grande Guerra - 1039/40 - e termina já depois da guerra, em 1959. Assistimos aos horrores dos bombardeamentos, à separação das famílias, ao recrutamento de jovens ainda inexperientes, à oferta para fazer voluntariado por parte de quem fica, à escassez e racionamento de viveres. Assistimos à dor de quem fica e de quem regressa transtornado.  Assistimos também à tentativa, mesmo durante a guerra, de se viver dentro da "normalidade", mas muitas vezes, tentativas pautadas por amores breves e sem compromisso. Quem sabia como seria o amanhã?

Estamos em Inglaterra. Acompanhamos a vida de três amigas, no antes, durante e depois da guerra, unidas na amizade, no amor e também na morte. 

As personagens são humanas. Têm qualidades mas possuem defeitos também. Dúvidas e certezas. Choram, sofrem mas a alegria e o amor têm, de igual modo, lugar nas suas vidas. E isso torna-as reais. Isso foi umas das razões - aliada à escrita simples, despretensiosa da autora - que levou a identificar-me com este livro e a perguntar-me porque esteve ele na prateleira tanto tempo...

Recomendo vivamente e vou, já de seguida, ler As novas meninas dos Chocolates, tal a curiosidade deixada em mim por este livro. 
Terminado em 21 de Abril de 2012

Estrelas: 5*+

Sinopse


Edie, Ruby e Janet são amigas e dedicam-se a fazer chocolates na famosa fábrica Cadbury, em Inglaterra. As suas vidas poderiam ser de sonho, não fossem as atribulações familiares e a eclosão da Segunda Guerra Mundial. 
Edie casa muito jovem. A sua fé no futuro é ilimitada mas o destino tem outros planos para ela. Com apenas dezanove anos, Edie enfrenta a guerra sozinha e tomada pela dor após a perda do marido e do filho. Até que uma noite, durante um bombardeamento, uma criança abandonada é deixada ao seu cuidado… 
Entretanto, a sua jovial amiga Ruby, apesar do medo de ficar solteirona, acaba por se casar com Frank, desconhecendo o seu carácter temperamental. 
E há também Janet - inteligente, bondosa e atraída pelos homens errados. Profundamente magoada pela sua última relação amorosa, Janet está convencida de que nunca mais se apaixonará. 
Mas David, a criança que Edie acolhe, conquista o coração de todos. E quando tem idade suficiente para questionar a sua verdadeira identidade, David vai novamente transformar as suas vidas e proporcionar-lhes algo com que nunca sonharam … 
Três mulheres cujas vidas são marcadas pela amizade, a guerra e o amor por uma criança.

2 comentários:

  1. Olá Cris,
    Então o título está completamente fora do contexto. Jamais pegaria neste livro com este título se não tivesse lido o teu comentário!
    Gostei!

    ResponderEliminar
  2. Pois,Paula! Não seria o título que escolheria... Mas depois de se ler a história percebe-se pq foi escolhido. Muitas das personagens trabalharam a vida inteira na fabrica de chocolates Cadbury mas... Estou a acabar o 2º livro e a gostar muito. A envolvência histórica está lá, perfeitinha!
    bjoca

    ResponderEliminar