Gosta deste blog? Então siga-me...

Indique o seu email para receber actualizações

Também estamos no Facebook e Twitter

quinta-feira, 29 de março de 2012

A convidada escolhe: Entre o céu e a montanha

Gostei muito deste livro! A minha opinião aqui. (Cris)


"Este livro aparentemente pertence ao género romance romântico ou pelo menos foi essa a noção que interiorizei. Pois bem, ao fim de poucos capítulos disse a mim mesma, “Se isto é romance romântico” então afinal gosto deste género! Ou então está mal rotulado! Continuo sem saber qual das hipóteses mas também nem me interessa mais pois este livro foi uma surpresa fantástica!

Um romance maduro, algo transgressor, o que me agrada sempre num romance, uma história muito interessante e uma escrita que nos descreve com mestria as paisagens
galesas com as suas soberbas montanhas repletas de perigos, os seus lagos e vales verdejantes e pintalgados de flores, as casas fantásticas e os jardins cheios de cores, os cheiros e sabores gastronómicos...

O autor escreve duma forma que nos faz querer estar lá junto com as personagens a viver as suas angústias e as suas alegrias, a provar a sua comida, a bebericar a sua bebida, a escalar as suas montanhas perigosas, faz-nos querer ser um deles.

As duas personagens principais são Fiona e Alec, ela dona de uma estalagem e ele um norte-americano que é um perfeito cavalheiro! O romance entre Fiona e Alec é absolutamente arrebatador, uma história de amor entre duas pessoas já em idade madura, ambos com um passado com algumas perdas importantes, é-nos descrito pelo autor, duma forma belíssima, sensual, intimista, comovente.

Will North aborda neste livro com grande sensibilidade os temas do amor, da lealdade, da amizade, da vida e da morte e com um tipo de escrita que nos “engana” com a sua envolvência dando-nos a sensação de estar lá no centro da narrativa.

O autor arriscou logo no inicio do livro revelar o seu final! No entanto quando
regressa ao passado para nos contar então a história nada se perdeu... a intensidade não esmoreceu, o interesse não se desfez e o leitor torna-se ávido desta história sendo difícil pousar o livro até o acabar! Fantástica esta capacidade de agarrar o leitor começando por lhe revelar o final e conseguir voltar atrás para contar a história que levou ao mesmo sem o leitor perder um pingo de interesse pela narrativa!

Depois temos as histórias paralelas que são igualmente envolventes. Agradou-me
particularmente a história do passado de Alec com a ex-mulher Gwynne, história essa que acaba por catapultar o encontro de Alec e Fiona, mas mais não digo pois seria revelar em demasia os pormenores deste maravilhoso livro.

Devo confessar que no final desta história tão sensibilizante, não consegui suster umas lágrimas... A envolvente escrita deste autor e os sub-temas abordados, tiveram esse poder sobre mim! Altamente recomendado!

Se me pedissem para atribuir uma classificação de 1 a 5, atribuiria um 5+!"

Teresa Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário